scorecardresearch ghost pixel



Informar o CPF na nota fiscal: saiba por que você deveria adotar esse hábito

Conhece alguém que tem o hábito de pedir para colocar o CPF na nota? Entenda o porquê! Você irá se surpreender com as vantagens.



Ao realizar uma compra no mercado, por exemplo, é comum que a seguinte pergunta seja feita no momento de pagar: “CPF na nota?” Bem, apesar de muitos aceitarem, são diversas as pessoas que não sabem o que isso significa e para que serve, então acabam ficando sem entender. Você é uma delas? Confira os benefícios.

Veja também: Por que você deveria começar a informar o CPF na nota fiscal

O que significa CPF na nota

A princípio, nós vamos destacar o que significa ter CPF na nota fiscal para que, logo na sequência, possamos explicar melhor quais são os benefícios associados ao ato de permitir que esse número conste na notinha.

Essa medida foi criada pelos governos estaduais com o objetivo de controlar a cobrança de impostos como, por exemplo, o imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços, além de prevenir a sonegação de impostos.

E na prática? O que acontece é que se o CPF não estiver na nota, pode ser que o lojista sequer faça a emissão, então, um pouco mais tarde, acabe por não pagar o imposto necessário referente àquela compra.

Apesar disso, é importante lembrar que o programa é de responsabilidade do Governo do Estado, mas não são todos os cidadãos que adotam essa medida, afinal de contas, muitas pessoas acabam tendo medo de informar o número do seu documento para alguém desconhecido.

Pensando em estimular as pessoas a passarem a fazer questão de adicionar o CPF na nota, o Governo do Estado tem oferecido uma série de benefícios. Alguns deles nós iremos destacar a seguir. Confira só quais são:

Prêmios

Ao inserir o CPF na nota, o cidadão poderá concorrer a diferentes prêmios mensais que são sorteados pela Loteria. E não são prêmios pequenos, hein? Os valores giram em torno de R$ 5 mil a R$ 1 milhão.

Saques

Além da possibilidade de concorrer aos prêmios na Loteria, o cidadão poderá resgatar um percentual do valor gasto ao inserir o CPF na nota. Funciona como uma espécie de cashback.

Descontos

A possibilidade de descontos também é outro benefício oferecido mediante a inserção do CPF na nota fiscal. No estado de São Paulo, por exemplo, os valores podem ser abatidos na hora de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Além disso, existem alguns outros estados que possibilitam o uso do valor para abater contas de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, mais conhecido como IPTU.

Doações

Uma outra questão interessante que está associada ao ato de informar o CPF na nota é em relação à possibilidade de realizar doações. Nesse caso, você pode colaborar com instituições sociais e ONG’s. Basta acessar o site da SEFAZ para isso e verificar quais são as possibilidades de doação.

Melhore seu score de crédito

Por fim, algo muito bacana que podemos destacar para as pessoas que informam o CPF na nota fiscal diz respeito a essa chance de aumento no score de crédito. Isso se dá porque você estará mostrando ao mercado que está movimentando dinheiro, o que pode influenciar na sua reputação a longo prazo.

Como cadastrar o CPF?

Por fim, se você ficou interessado e deseja cadastrar o seu CPF na nota fiscal sempre que fizer compras, siga o passo a passo que separamos e aproveite os benefícios existentes:

  • Acesse o site da Sefaz (Secretaria de Fazenda) do seu estado e procure pela página referente ao programa;
  • Faça o cadastro completo das informações, incluindo os seus dados bancários;
  • Agora é só começar a usar o CPF na nota.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário