O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permite que os aposentados e pensionistas possam bloquear e desbloquear a opção para empréstimos consignados. O serviço é solicitado pela internet, sem precisar de atendimento presencial. Confira o passo a passo.
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O pedido de bloqueio ou desbloqueio para o empréstimo consignado é realizado pelo titular do benefício ou por algum representante legal. É preciso apresentar o CPF ou o termo de representante legal.
Bloquear e desbloquear empréstimo consignado
Antes de aprender a fazer o bloqueio e desbloqueio do empréstimo consignado, todo segurado do INSS deve seguir algumas orientações básicas. É essencial conferir sempre os valores do benefício pelo aplicativo ou site do instituto.
Além disso, a dica é nunca contratar um empréstimo pelo telefone e nem fornecer dados pessoais, como CPF e número do cartão do INSS, para qualquer um. Antes de assinar qualquer documento, o INSS orienta que os segurados leiam todas as informações com muita atenção.
Todas essas cautelas são para evitar que algum empréstimo seja contratado sem que essa seja a vontade do segurado.
Sempre que o cidadão desconfiar que tenha sido vítima de alguma fraude, o primeiro passo é entrar em contato com a instituição para informar a não contratação do consignado.
Então veja como pedir o bloqueio da contratação de consignados:
- No aplicativo Meu INSS, clique na opção “Novo pedido”;
- Marque o nome do serviço/benefício que deseja;
- Leia as demais instruções que aparecem na tela para concluir as etapas de solicitação.
O mesmo pode ser feito caso o segurado opte por contratar um empréstimo e quiser desbloquear o serviço. Basta seguir as etapas de solicitação de novo pedido e acompanhar o andamento também pelo site ou aplicativo do INSS. O cidadão também pode solicitar o bloqueio ou desbloqueio por meio do telefone 135.