O pedido de aposentadoria junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é repleto de muita ansiedade, afinal de contas, ele é o resultado de anos de trabalho e dedicação. O trabalhador precisava esperar pelo atendimento presencial, mas hoje em dia a consulta do pedido de aposentadoria também é feita pela internet. Veja como.
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Os serviços online facilitaram a vida de tantas pessoas que antes precisavam enfrentar filas para ter acesso às informações, não é? Especialmente porque agora é preciso seguir apenas algumas etapas para ter o resultado na palma da mão, sem nenhuma enrolação.
Consulta do pedido de aposentadoria
Uma das formas de consulta do pedido de aposentadoria é pelo site do INSS. É só clicar na opção “Consulta de situação de benefício”, em seguida, vá em “Serviços” e clique no botão amarelo que indica “Acompanhar pedido”.
Na nova tela, o trabalhador deve indicar o login e senha. Se você não fez o primeiro acesso ainda, deverá cadastrar as informações pessoais na plataforma do INSS. É na opção “Crie sua conta”.
São dados simples, como o nome completo, CPF e data de nascimento, além de um número de telefone e e-mail, como forma de validação das informações. Assim que criar o cadastro com senha, o acesso aos serviços fica liberado para quantas vezes for preciso.
Você consulta “Agendamentos/requerimentos” na aba “Meu INSS” e acompanha o andamento dos pedidos. O resultado ou a situação no momento também aparecerão na tela.
Outra forma de realizar esse processo é por meio do aplicativo “Meu INSS”.
As etapas também são simples e intuitivas. Basta seguir as mensagens indicativas dentro da própria ferramenta, a começar por “Meus benefícios”.
Quem não tem acesso à internet conta com a opção de fazer a consulta do pedido de aposentadoria por ligação, desde que encontre em contato no telefone 135. O atendimento é das 7h às 22h.
Veja abaixo as mensagens indicativas da consulta do pedido de aposentadoria no INSS:
- Pré-habilitado: a solicitação entrou oficialmente para o sistema;
- Habilitado: os documentos foram entregues no INSS e estão sob análise;
- Deferido: o seu pedido foi avaliado e o benefício foi aprovado pela Previdência;
- Indeferido: a solicitação foi negada pelo INSS.