O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga nesta terça-feira, 7, o último lote do 13º salário de aposentados e pensionistas. Os repasses começaram no dia 25 de maio, e terminam hoje com três grupos de beneficiários.
Leia mais: Vai baratear? Veja qual será o preço do diesel sem ICMS no seu estado
Os segurados são divididos entre quem ganha um salário mínimo de benefício e quem recebe acima do piso nacional. O calendário segue a ordem no final do Número de Identificação Social (NIS), sem considerar o dígito.
Desta forma, o último lote do 13º do INSS cai na conta dos seguintes brasileiros:
- Recebem acima de um salário mínimo: NIS final 5 e 0;
- Recebem um salário mínimo: NIS com final 0.
Quem tem direito ao 13º salário?
O abono anual é pago a cerca e 31 milhões de segurados atendidos por programas previdenciários. São eles: aposentadoria (todos os tipos), pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade e auxílio-reclusão.
Em 2022, os pagamentos foram antecipados pelo governo federal para as competências de abril e maio. Em geral, os cidadãos recebem as parcelas entre agosto e dezembro.
Valor das parcelas
A primeira parcela do 13º corresponde a 50% da renda paga pelo INSS no mês do repasse. Já a segunda pode vir com alguns descontos, como o Imposto de Renda e consignados.
Para mais informações sobre os pagamentos do INSS, acesse o site meu.inss.gov.br, o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS), ou ligue para a Central de Atendimento 135.