scorecardresearch ghost pixel



INSS retoma concessão de auxílio-doença pela internet

Para agilizar o atendimento e reduzir a fila de espera, o INSS retoma a concessão do auxílio-doença pela internet. Veja como e por onde garantir o serviço.



O tamanho da fila de espera para conseguir atendimento no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue sendo motivo de reclamação. A demora em ter acesso os benefícios continua atrapalhando a vida de muita gente. Pensando nisso, o INSS retomou a concessão do auxílio-doença pela internet.

Leia mais: INSS aprovou salário extra de R$ 2.424 por segurado?

O serviço online foi liberado depois que a greve dos servidores do INSS comprometeu ainda mais os atendimentos ao público. Foi por essa razão que os médicos peritos se comprometeram a repor os dias sem trabalho, reduzindo muito a espera pelo benefício.

Auxílio-doença pela internet

O INSS também prometeu diminuir a fila de perícia médica, principalmente depois que a paralisação durou mais de cinquenta dias. Pelos cálculos do próprio instituto, pelo menos 1 milhão de pessoas esperam pelo procedimento.

Na busca por acelerar os atendimentos, o órgão espera zerar a fila nos próximos 3 meses. E para conseguir tal feito, serão feitos os pagamentos e aumento do bônus dos peritos, bem como o auxílio-doença por meio de análise de documentos.

A análise será com base nos atestados médicos.

Os pedidos de auxílio-doença poderão ser feitos pela internet, por meio do site ou aplicativo Meu INSS.

A expectativa é garantir o atendimento de quem precisa, principalmente nas regiões onde existe uma ausência clara de peritos médicos ou onde o serviço estava suspenso por mais tempo ainda.

Para alguns especialistas, a medida deveria ser adotada de forma definitiva para dar mais agilidade nos atendimentos, de forma que as perícias presenciais fossem necessárias somente em casos específicos, como o de checagem de informações, por exemplo.

Terão validade os documentos que estiverem legíveis com número da Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID), carimbo do médico responsável pelo atendimento presencial, assim como a data e uma descrição da doença com os sintomas que provocaram a incapacidade para o trabalho.

Veja como enviar os documentos do auxílio-doença pela internet:

  • Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
  • Faça login com CPF e senha;
  • Vá em “Benefícios”;
  • Em seguida na opção “Auxílio-doença”;
  • Clique em “Novo requerimento”;
  • Anexe todos os documentos solicitados;
  • Gere e guarde o comprovante.




Voltar ao topo

Deixe um comentário