scorecardresearch ghost pixel



INSS tem novos pagamentos previstos para 2022?

Autarquia finalizou os repasses da segunda parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas no início desta semana.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finalizou na última terça-feira, 7, os pagamentos da segunda parcela do 13º salário de aposentados, pensionistas e segurados de outros auxílios. Os repasses foram antecipados pelo terceiro ano consecutivo em 2022.

Leia mais: INSS: calendário de aposentadorias e pensões de junho é divulgado; Veja quem recebe

Isso significa que não há novos pagamentos previstos para este ano, como excessão de um grupo. Aqueles que começaram a receber os benefícios a partir de maio terão acesso ao abono natalino depositado em cota única, a partir de novembro.

Fora isso, todos os cerca de 31 milhões de beneficiários do INSS já estão com o dinheiro na conta. Mais da metade deles, aproximadamente 60%, ganham um salário mínimo por mês.

O 13º salário é um direito dos segurados de aposentadoria (todos os tipos), pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-doença e auxílio-reclusão. Programas assistenciais, como o BPC e a Renda Vitalícia, não dão direito ao abono.

Parcelas do 13º do INSS

Em geral, os pagamentos do abono são realizados entre os meses de agosto e novembro, em duas parcelas. Nos últimos anos, o governo federal alterou as datas para as competências de abril e maio com o objetivo de injetar mais dinheiro na economia.

A primeira parcela corresponde a 50% da renda a ser paga pelo INSS naquele mês, sem nenhum desconto. Já a segunda pode registrar descontos, como Imposto de Renda e consignados.

Consultas

O extrato de pagamentos do INSS pode ser consultado pelo telefone, na central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. O serviço também está disponível no site e aplicativo Meu INSS (Android e iOS).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário