A consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda (IR) deve ficar disponível nesta quinta-feira, 23. Como de costume, a Receita Federal libera a checagem com uma semana de antecedência da próxima data de pagamento. Veja como saber se você será restituído nessa etapa.
Leia mais: Imposto de Renda 2022: Fim do prazo para declaração; O que fazer se você perdeu
As restituições terão os valores corrigidos em 1% pela Selic para esse segundo lote. O pagamento está previsto para o dia 30 desse mês.
Consulta ao segundo lote de restituição
Seguindo a ordem de prioridade definida pela Receita Federal, o primeiro lote de restituição contemplou os idosos, pessoas com deficiência e professores. O pagamento foi feito em 31 de maio, na mesma data em que teve fim o prazo para a declaração do IR 2022. Foram pagos R$ 6,3 bilhões. No total, serão cinco lotes de restituição.
Agora a sequência de pagamentos seguirá a data da declaração, ou seja, vai receber quem prestou contas com a Receita Federal logo no começo do prazo.
Para realizar a consulta ao segundo lote de restituição, os contribuintes devem acessar a página da Receita na internet ou fazer a verificação pelo aplicativo. O pagamento é feito automaticamente na conta bancária informada pelo contribuinte durante a declaração. Na consulta, o contribuinte deve informar o CPF e a data de nascimento.
Caso o contribuinte esteja na lista de contemplados no segundo lote e não receber o pagamento na data prevista, ele deve entrar em contato com o Banco do Brasil para pedir o reagendamento. Esse contato pode ser no site do banco ou pelo aplicativo. Outra opção é pela central de atendimento.
O telefone é o 4004-0001 para quem mora em capitais, mas 0800-729-0001 para as demais localidades. Também há o 0800-729-0088, mas ele é exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.
Veja abaixo o calendário com os próximos lotes de restituição:
- 30 de junho;
- 29 de julho;
- 31 de agosto;
- 30 de setembro.