scorecardresearch ghost pixel



Lista: remédios perigosos para crianças que podem ser letais

Sempre evite deixar esses remédios perigosos para crianças em um local de fácil alcance. Todos eles oferecem riscos.



Todos os pais ou responsáveis por crianças sabem que uma das principais funções dos adultos é manter os pequenos saudáveis e com vida. As crianças não têm noção de tudo o que pode fazer mal para a saúde delas e, normalmente, costumam entrar em situações de risco com bastante facilidade. Existem remédios perigosos para crianças e devem sempre ficar longe do alcance delas.

Veja também: Tratamento de câncer: medicamento aprovado se mostrou eficiente

Cuidado! Existem remédios perigosos para crianças

Primeiramente, entenda que qualquer remédio só deve ser administrado sob prescrição médica e em casos de extrema necessidade. Mesmo pessoas adultas não devem viver sob efeito medicamentoso. Quando pensamos no organismo infantil, existem remédios perigosos para crianças e que podem até ser letais para elas.

Pílulas coloridas e com embalagens barulhentas podem atrair a atenção dos pequenos. Dessa maneira, os medicamentos sempre devem ser colocados em locais de difícil acesso, como em armários altos e caixas lacradas. Além disso, os adultos devem sempre explicar para as crianças que existem produtos perigosos e que podem machucá-las ou fazer muito mal.

Quais são os remédios perigosos para crianças?

No geral, qualquer medicamento pode ser perigoso para uma criança, principalmente os mais concentrados e que podem causar overdose. No entanto, existem algumas substâncias que oferecem riscos acima da média; tais como:

  • Antipsicóticos;
  • Antidepressivos;
  • Antiepilépticos;
  • Bloqueadores de cálcio;
  • Antiarrítmicos;
  • Hipoglicemiantes;
  • Opiáceos e antiplaquetários/NOACs.

De acordo com autoridades mundiais em saúde, todos esses são remédios perigosos para crianças e que podem chegar ao nível extremo de comprometer a vida. E envenenamento medicamentoso pode provocar tremores, tonturas, alterações dos sentidos, ataque cardíaco, falta de ar, cansaço extremo, sonolência e outros sintomas graves.

Caso a criança tenha entrado em contato com algum remédio sem querer, não hesite em buscar ajuda médica rapidamente. Mesmo que o medicamento não seja algo tão agressivo quanto os que estão na lista acima, é importante buscar por um diagnóstico e por orientações especializadas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário