scorecardresearch ghost pixel



Não seja surpreendido! Descubra se IPVA atrasado pode guinchar o carro

Veja o que acontece se você for flagrado rodando com o IPVA do carro atrasado pelas ruas da sua cidade. Descubra se o veículo pode ser guinchado e levado para o pátio.



O brasileiro é obrigado a pagar uma série de impostos em praticamente tudo o que ele compra ou possui. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos que mais gera revolta, já que todo ano é preciso desembolsar a quantia. Nem sempre dá para pagar a taxa em dia e isso gera a dúvida sobre a possibilidade de o carro ser guinchado por conta do IPVA atrasado.

Veja também: Mais de 25 km/l: 5 carros amigos do posto de combustível

Motorista pode ter o carro apreendido por IPVA atrasado?

A resposta para essa questão pode surpreender muitas pessoas, uma vez que o IPVA atrasado não implica em apreensão do veículo automaticamente. De acordo com a Lei, agentes de trânsito não podem guinchar o veículo por conta do IPVA atrasado.

O proprietário inadimplente terá um tempo para efetuar o pagamento da taxa em aberto. Geralmente, são oferecidos 15 dias para que toda a documentação do automóvel ou da motocicleta seja colocada em ordem. No entanto, rodar o carro irregular pode gerar algumas consequências.

O que acontece com o IPVA atrasado?

Se o IPVA atrasado perdurar por mais de um ano, o motorista não conseguirá licenciar o carro. Neste caso, sim, a fiscalização pode guinchar o veículo e mantê-lo apreendido até que toda a documentação seja quitada e esteja regular.

Mais do que isso, o proprietário inadimplente pode ter o nome inscrito em dívida ativa até que a pendência seja quitada. Isso acarreta uma série de restrições de crédito e proporciona o nome sujo na praça.

Vale destacar ainda que o atraso no pagamento do IPVA conta com acréscimo de juros progressivos na hora do pagamento. O motorista ainda terá que pagar multa de trânsito e perder pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Saiba que alguns estados oferecem formas alternativas para pagar o IPVA atrasado, as quais incluem parcelamento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário