scorecardresearch ghost pixel



Nova CNH já está sendo emitida no Brasil. O que muda no documento?

Versão atualizada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou a valer em todo o país nesta quarta-feira, 1º.



Começou nesta quarta-feira, 1º, a emissão do novo modelo da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no Brasil. A atualização está prevista na Resolução 886, de 13 de dezembro de 2021, publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Leia mais: Limite de pontos e validade da nova CNH vão mudar nesta semana?

O documento antigo continua válido até seu vencimento, não havendo necessidade de substituição nesse primeiro momento. Conforme o motorista precisar renovar, adicionar categoria ou tirar a segunda via, a nova versão será emitida.

Quais são as mudanças na CNH?

As alterações em relação à habilitação antiga estão concentradas especialmente no design e nos itens de segurança. Como vem ocorrendo desde 2017, a CNH continua sendo emitida nos formatos físico e digital.

O que chama bastante atenção à primeira vista são as cores, já que o documento segue predominantemente verde, mas ganha destaques em amarelo. A assinatura do motorista também mudou de lugar, e agora fica logo abaixo da foto.

Na parte inferior, foi inserido um quadro com pictogramas representando os veículos para os quais o condutor está habilitado. O campo de restrições médicas também servirá para identificar atividades profissionais.

Uma novidade bastante interessante é a possibilidade de uso do nome social para transexuais e travestis que já fizeram a alteração na carteira de identidade. Também será possível incluir a filiação afetiva na CNH.

Modelo da nova CNH

Mais segurança

Para garantir mais segurança, a versão impressa tem tinta fluorescente, além de detalhes visíveis apenas com luz ultravioleta e um holograma.

O condutor que tem apenas permissão para dirigir será identificado com a letra “P”, enquanto quem possui a carteira definitiva terá a letra “D” no documento. O campo que mostra a ACC (Autorização Para Conduzir Ciclomotor) continua existindo.

A nova CNH segue padrões internacionais, incluindo o código utilizado em passaportes (MRZ (MRZ – Machine Readable Zone). Todos os dispositivos de segurança visam evitar falsificações e prejuízos aos motoristas brasileiros.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário