Nova CNH vai ficar mais cara? Emissão começa hoje, 1º de junho

Saiba todas as novidades do lançamento da nova CNH, como mudanças nas cores, disposição das informações e muito mais.



Começa a valer nesta quarta-feira, 1º de junho, o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A atualização do documento chega com mudanças, como na paleta de cores, disposição das informações do motorista, além da implementação de dispositivos de segurança para combater fraudes.

Leia mais: CNH: Detran oferta 9 mil vagas durante mutirão; Veja como funciona

Uma das principais dúvidas dos condutores é se a nova versão da habilitação terá custos adicionais. De acordo com o Departamento de Trânsito (Detran), a resposta é não. Além disso, a troca não é imediata, mas gradual. Ela poderá ser feita automaticamente durante o processo de renovação do documento ou emissão da primeira e segunda via.

Padrão internacional

Para garantir mais segurança ao condutor, a nova CNH conta com um código no verso, o mesmo usado em passaportes. A ideia é que o documento possa ser utilizado também em embarques nacionais para determinados países e se aproxime do padrão internacional dos documentos de trânsito.

O motorista também pode escolher se o documento será emitido na versão digital, impressa ou nas duas. Caso queira utilizar a versão digital, é preciso baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”.

Mudanças na nova CNH

Confira a seguir uma lista de alterações estabelecidas no novo modelo da CNH:

  • Novo modelo possui combinações de cores verde e amarelo, diferentemente da versão verde atual;
  • O local de assinatura do condutor, que antes ficava depois da dobra, agora é abaixo da foto;
  • Consta na primeira parte do documento a sinalização do tipo de permissão que o motorista possui, sendo “P” para CNH provisória, e “D” para CNH definitiva;
  • O novo modelo da CNH conta com um campo para o nome social, com possibilidade de inclusão da filiação afetiva, como de dois pais e duas mães;
  • No quadro de observações consta uma tabela destinada a conter informações específicas do condutor, se ele possui restrições de saúde ou realiza atividade remunerada;
  • Um quadro com as silhuetas de veículos também foi colocado no documento para indicar quais categorias o condutor está habilitado.

Confira a seguir a imagem da nova CNH 2022:

Nova CNH 2022




Voltar ao topo

Deixe um comentário