Depois de um período intenso de queda nas temperaturas no mês de maio, os brasileiros poderão enfrentar outra frente fria ainda mais gélida daqui a alguns dias. Tudo por conta da chegada de uma massa de ar polar que, segundo previsões, pode provocar o dia mais frio de 2022.
Leia mais: Viagem no dia dos namorados? Confira quais são os destinos nacionais mais românticos
Parecida com a massa de ar polar que se instalou na região Centro-Sul do país há quase um mês, chega nesta semana, e na mesma região, uma nova onda de frio. Mas antes que as temperaturas caiam novamente, um ciclone deve provocar chuvas, principalmente no Sul, impedindo a incidência de calor.
Estados que vão enfrentar a nova frente fria
De acordo com dados do Climatempo, os estados que devem receber a massa de ar polar são: as regiões sul, leste e de serras do Rio Grande do Sul, a região serrana do Paraná e Santa Catarina, o sudoeste de Mato Grosso, cidades do interior de São Paulo e também do centro-norte de Mato Grosso do Sul.
A queda nas temperaturas está prevista para acontecer na madrugada desta quarta para quinta-feira, dia 9 de junho.
Temperaturas negativas
Enquanto isso, no sábado, 11 de junho, novos recordes negativos são esperados. Em alguns locais, entre o sul do Paraná e norte do Rio Grande do Sul, os termômetros devem ficar abaixo de 0 ºC. As previsões apontam para a incidência de geada na manhã do dia 12 junho, domingo, em ambos os estados e também no Mato Grosso do Sul, extremo sul e oeste de São Paulo e em Santa Catarina.
Além destas unidades federativas, do dia 9 ao final de semana, a onda de frio também será sentida em regiões do Rio de Janeiro, da Grande São Paulo e Zona da Mata Mineira. Moradores dos estados do Centro-Sul, Acre e Rondônia também vão se deparar com um frio atípico a partir das primeiras horas desta quinta-feira.
A queda de temperatura no Brasil chega antecedendo o inverno, previsto para começar no dia 21 de junho. A estação do frio em solo brasileiro se estende até o início da primavera, que vai começar em 22 de setembro.