scorecardresearch ghost pixel



Novo RG já está valendo e tem versão digital

Documento de identificação dos brasileiros começa a ser emitido e também pode ser consultado pela internet.



Os estados brasileiros e o Distrito Federal começaram a emitir o novo RG em março deste ano. O modelo atualizado do documento de identidade tem uma grande vantagem em relação ao antigo: a possibilidade de acessar as informações pela internet.

Leia mais: Novo RG e nova CNH são oficialmente lançados; saiba como trocar os documentos

A versão digital chega nos mesmos moldes da Carteira Digital de Trânsito (CDT), em vigor no país há algum tempo. O usuário só precisa escanear o QR Code disponível na versão impressa para habilitar a digital.

Sua validade é a mesma do documento impresso, que por sua vez está sendo emitido em papel ou cartão. Outra boa notícia é que a emissão do novo RG é totalmente gratuita.

Novidades

Outra novidade é que o número do RG será unificado por meio do CPF (Cadastro de Pessoa Física), o que significa que o cidadão terá a mesma numeração em todos os estados. A medida visa coibir fraudes, já que até o momento era possível emitir uma identidade com número diferente em cada unidade da federação.

Já o prazo de validade do documento varia de acordo com a idade do cidadão:

  • 0 a 12 anos de idade: 5 anos;
  • 12 a 60 anos de idade: 10 anos;
  • A partir de 60 anos de idade: indeterminada.

O modelo atual também conta com código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo usado nos passaportes. Ele pode ser apresentado em viagens internacionais para países que integram o Mercosul.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário