scorecardresearch ghost pixel



O que é e como detectar um aplicativo espião dentro do celular

Confira a explicação sobre o que é um aplicativo espião e aproveite para saber como eliminar essa ameaça tecnológica de dentro do seu aparelho. O problema pode ser mais discreto do que imagina.



Você tem a sensação de que está sendo espionado ou que as informações do seu celular não estão seguras? Saiba que isso pode não ser apenas uma intuição, mas sim um fato, já que existem uma série de vírus que podem fazer esse trabalho. Eles são chamados de spyware, mas podem também funcionar por meio de um aplicativo espião que não é necessariamente um vírus.

Veja também: Fim de uma era! Internet Explorer será oficialmente descontinuado nesta quarta, 15

O que é um spyware ou aplicativo espião e como ele funciona?

O spyware, ou aplicativo espião, é um tipo de malware, ou apenas vírus. Em outras palavras, trata-se de um software mal-intencionado que tem por finalidade o roubo de informações. O próprio nome remete ao termo “espião”, já que a função é exatamente essa.

Geralmente, assim que o aplicativo espião é executado, ele pode ter acesso à vários recursos dentro do dispositivo. O usuário costuma permitir que o app acesse a sua localização, câmera, microfone, armazenamento, contatos e registro de chamadas. Assim, todas essas informações podem ser roubadas.

O problema é que nem sempre esses softwares mal-intencionados agem de forma totalmente discreta. Pode ser que você tenha instalado um aplicativo espião sem saber do que se tratava. Independentemente de qual for a situação, saiba que há maneiras para localizar e identificar programas dessa natureza.

Como descobrir se meu celular está com um aplicativo espião?

Primeiramente, ainda que existam maneiras de descobrir a informação, nem sempre será possível encontrar o temido spyware. Isso significa que não existe um procedimento padrão para todos os casos. O que se sabe é que normalmente um aplicativo espião costuma deixar vários rastros de sua presença.

Os primeiros sinais são travamento e lentidão inexplicáveis e que começaram repentinamente. Um aplicativo espião também costuma consumir mais bateria e maior volume de dados. Então, confira como está a duração da carga do celular e verifique o consumo de dados. Outro sinal discreto é a temperatura do celular, a qual não deve passar a subir repentinamente.

Além dessas dicas, vasculhe nos aplicativos instalados e ocultos se existe algum programa que você não tenha instalado. Por fim, vale a pena investir em um bom antivírus em seu celular para excluir um possível app espião ou mesmo prevenir de instalar algum por engano.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário