scorecardresearch ghost pixel



Pagamento do 2º lote de restituição do IR tem data definida; veja qual

O segundo lote de restituição vai ser pago nos próximos dias. A consulta para saber quem recebe nessa etapa também tem data marcada.



A Receita Federal recentemente dividiu a restituição do Imposto de Renda (IR) em cinco lotes. O primeiro foi liberado em 31 de maio, portanto mais uma rodada está prestes a começar. Veja as datas do calendário oficial e quem deve ser restituído nessa nova fase no 2º lote.

Leia mais: Imposto de Renda 2022: MEI tem até final de junho para declarar

Apesar de ter prorrogado o prazo para a declaração do IR 2022, a Receita não alterou em nada o calendário de restituições. Dessa forma, no último dia para a entrega da declaração foi também a primeira parte do pagamento.

2º lote de restituição

Dessa forma, o período de restituição segue de maio a setembro. Sendo a liberação de um lote por mês. Por isso, agora em junho, mais contribuintes vão receber os valores na conta indicada durante a declaração.

Os idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e professores receberam na primeira etapa, pois eles fazem parte da lista de prioridades da Receita Federal.

Agora, do 2º lote de restituição para frente, a sequência é de acordo com a data de entrega, ou seja, quem entregou primeiro irá receber mais cedo. O valor da restituição é calculado com base na soma de todos os rendimentos e na faixa de renda do contribuinte.

De acordo com a Receita Federal, a consulta ao 2º lote de restituição deve ser liberada no dia 23 de junho. A previsão nesta etapa é pagar R$ 6,3 bilhões.

A consulta é pelo site Meu Imposto de Renda. Nos serviços, vá na opção “Consultar a restituição”. É preciso informar o CPF, o ano da declaração e a data de nascimento para ter acesso à informação.

Veja abaixo o calendário completo das restituições:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 30 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário