scorecardresearch ghost pixel



Pagamentos do Auxílio Brasil serão suspensos durante as eleições 2022?

Boato que circula nas redes sociais afirma que liberação do benefício social ficará suspensa durante o período eleitoral.



O Auxílio Brasil é o maior programa de transferência de renda do país. Atualmente, cerca de 18,1 milhões de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza dependem da renda do benefício para sobreviver.

Leia mais: Gasolina pode cair R$ 1,65 por litro com mudança no ICMS, estima relator

Nos últimos dias, um boato que circulou as redes sociais preocupou os beneficiários da iniciativa. A mensagem afirma que os pagamentos serão suspensos pelos Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições, marcadas para outubro.

“Atenção! O TSE vai cancelar os pagamentos do Auxílio Brasil e do Vale-gás durante as eleições deste ano. Mais uma tentativa de minar a confiança dos brasileiros no presidente Jair Bolsonaro. Eles não querem que você saiba. Compartilhe já!”, afirma a mensagem.

Verdade ou mentira?

Indo direto ao assunto, trata-se de uma notícia falsa. Apesar de ter sido bastante disseminada, ela não tem nenhuma base ou comprovação legal.

Não existe nenhuma regra no programa que preveja a suspensão dos repasses em razão de qualquer evento, incluindo as Eleições 2022. Para além disso, deixar milhões de famílias desamparadas seria uma irresponsabilidade do governo federal e péssimo para a popularidade de Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição.

Auxílio Brasil em junho

O Ministério da Cidadania estima que cerca de 56 mil novas famílias serão incluídas na folha de pagamento do programa em junho. Cada uma delas receberá pelo menos R$ 400 de parcela, piso previsto por lei.

Confira o calendário completo do Auxílio Brasil:




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário