scorecardresearch ghost pixel



Pesquisa aponta que homens sentem medo de mulheres inteligentes

Um estudo de comportamento resolveu estudar como seria a avaliação de homens diante de mulheres inteligentes; o resultado evidenciou a presença de medo e insegurança.



Há muito tempo se diz que a inteligência e o conhecimento seriam espécies de afrodisíacos naturais. Isso significaria que pessoas com alto nível de raciocínio lógico e criatividade poderiam atrair um maior número de parceiros românticos. No entanto, um estudo recente revelou que homens podem sentir medo ou insegurança diante de mulheres muito inteligentes.

Veja também: Universitários podem se beneficiar destes 6 benefícios e nem imaginam

Homens sentem-se intimidados por mulheres inteligentes?

A pesquisa foi conduzida pelo Personality and Social Psychology Bulletin e afirmou que os homens até se atraem pelas mulheres inteligentes, mas apenas na teoria. O que ocorre é que, aparentemente, mulheres com formação avançada e boa inteligência despertam sentimento de insegurança e de medo em muitos homens.

Os participantes da pesquisa fizeram um teste de inteligência para participar da pesquisa. Na sequência, os pesquisadores avisaram que o homem voluntário iria conhecer uma mulher que teria ido bem melhor do que ele na prova de inteligência. Todos eles disseram que a mulher era um par romântico atrativo e desejável para longo prazo.

Fragilidade masculina diante de mulheres inteligentes

O problema estava no fato de que a moça era qualificada antes do teste, ou seja, ninguém sabia que ela seria mais inteligente do que os voluntários homens. Após descobrirem que ela tinha se saído melhor no teste, todos acabaram reavaliando o interesse romântico nela.

Conforme os dados da pesquisa, os homens “não valorizam a inteligência ou a ambição das mulheres quando excedem a sua própria”. Este poderia ser um dos primeiros indícios científicos para a tão falada e comentada fragilidade masculina.

Afinal, basta a mulher se provar mais capaz do que o homem, para que ela sofra rejeição e menosprezo. Os dados podem inclusive ser aplicados ao mundo corporativo, nas relações de trabalho. Há evidências de que existe uma influência grande do sentimento machista em ambientes sociais privados, públicos e profissionais.

Fato é que não se pode generalizar os resultados. Afinal, nem todos os homens pensam da mesma forma. No entanto, o desfecho do trabalho demonstra o quanto ainda é preciso evoluir em matéria de cidadania e igualdade.




Voltar ao topo

Deixe um comentário