scorecardresearch ghost pixel



Por que é melhor comer tomate cozido do que cru? Entenda

O tomate pode ser comido cru para fornecer diversos benefícios. Porém, comer esse vegetal cozido também tem potencial de melhorar bastante a saúde do organismo.



Normalmente, os alimentos crus ou in natura são mais saudáveis do que os cozidos. Isso porque o calor acaba removendo boa parte dos nutrientes deles. No entanto, o tomate cozido demonstra ser mais saudável do que na sua forma crua.

Veja também: 5 alimentos que “roubam” a memória e que você provavelmente não sabe!

Tomate cozido é melhor mesmo?

O que acontece é que o tomate é rico em licopeno, um poderoso antioxidante que ajuda em várias funções orgânicas. Entre elas, destaca-se a proteção da mucosa do intestino, a melhora na digestão, aumento da saúde do coração e do fígado.

Ele é um dos únicos antioxidantes que potencializa seus efeitos quando submetido a altas temperaturas. Por isso, comer tomate cozido pode ser uma boa ideia. Se for comer cru, mantenha a casca e as sementes, além de colocar azeite de boa qualidade. Lembre-se sempre de lavar muito bem os tomates e dar preferência aos produtos orgânicos.



Quais são os demais benefícios que o tomate oferece?

Saiba que o ideal é buscar por legumes de produtores orgânicos, livres de agrotóxicos e pesticidas. Ao contrário do que o tomate oferece, esses produtos químicos são altamente cancerígenos.

De todo modo, conheça alguns dos principais benefícios do tomate:

1 – Atua diretamente na prevenção do câncer de cólon de útero, próstata, pulmão e mais

Estudos presentes no National Library of Medicine mostram que o tomate é eficiente como forma de ajuda a prevenir câncer. Os principais tipos de tumores malignos que são combatidos pelo vegetal são os de útero, de próstata, pulmão e aqueles que acometem o sistema digestivo.



2 – Melhora a imunidade do organismo

A presença de vitamina C ajuda imensamente a fortalecer o sistema imunológico humano. Essa ação tem efeito direto na prevenção contra viroses e doenças de origem microrgânica.

3 – Previne o envelhecimento precoce

Por ser rico em antioxidantes, o tomate inibe a criação de radicais livres pelo corpo, os quais destroem as células. Isso retarda o aparecimento de rugas e flacidez, além de evitar a situação de envelhecimento precoce.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário