scorecardresearch ghost pixel



Por que não pode guardar ovo na porta da geladeira?

Ainda que muitas pessoas acreditem não haver problema, a verdade é que não se deve guardar ovo na porta da geladeira. Entenda qual é o motivo para essa preocupação.



As geladeiras antigas traziam uma bandeja específica para ovos em um dos compartimentos da porta. Porém, os equipamentos atuais não fazem mais isso, já que trazem a mesma bandeja solta em seu interior.

O que ocorre é que não se deve guardar ovo na porta da geladeira, embora o produto precise de refrigeração para se manter perecível por mais tempo.

Veja também: Você pode estar ignorando os perigos de lavar o frango antes do cozimento

Por que não pode guardar ovo na porta da geladeira?

Na verdade, não é apenas o ovo que não deve ser colocado na porta da geladeira. Quaisquer outros itens e alimentos perecíveis e que se estragam com facilidade, por exemplo, devem ser conservados em local adequado no refrigerador. Geralmente, as geladeiras contam com uma gaveta para frios e laticínios e com uma bandeja para os ovos.

Repare que todos esses alimentos são fáceis de estragar e se tornarem prejudiciais à saúde. Quem já teve o desprazer de abrir um pote de requeijão contaminado, uma maionese bolorenta ou um ovo estragado vai entender bem sobre isso. As bactérias podem se proliferar ali e causarem infecções alimentares graves nos consumidores.

Mas, afinal, por que é tão desaconselhado assim utilizar a porta da geladeira para guardar ovo? Abaixo, você pode conferir a explicação.

Qual o problema de utilizar a porta da geladeira para guardar ovo

O que acontece é que a porta da geladeira é o local que mais sofre com a variação de temperatura, além de ser o mais “quente” entre todos. Faça o teste com duas latas de refrigerante, por exemplo. Coloque uma no interior do equipamento e outra bem na porta dele. Deixe lá por algumas horas enquanto utiliza a cozinha.

Ao comparar a temperatura, será possível sentir que a lata que estava na porta da geladeira está menos fria do que a outra. Além disso, o “abre e fecha” da geladeira também coloca os ovos em maior contato com o meio externo, repleto de microrganismos nocivos. Por isso, sempre busque outros compartimentos para guardar o ovo corretamente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário