scorecardresearch ghost pixel



Poupança ou CDI? Descubra qual o melhor para renda fixa após alta dos juros

Se você quer aplicar seu dinheiro em alguma modalidade de investimento de renda fixa, já pensou em colocar na poupança ou no CDI. Confira quais dos dois vale mais a pena neste momento.



As taxas de juros no Brasil estão em alta constante desde o ano passado. A taxa Selic bateu os 13,25% ao ano, enquanto a DI ou CDI aplicada em rendimentos de investimentos chegou a 12,65%. Na prática, os rendimentos de renda fixa se tornaram ainda mais vantajosos.

Veja também: 4 carreiras de Nível Técnico que pagam mais do que Nível Superior

A exceção da renda fixa está na poupança, que congelou a taxa em menos de 7% ao ano. Isso significa que o dinheiro aplicado nela renderá bem menos do que a inflação, a qual ultrapassa os 10% atualmente. Por isso, apostas em CDI podem ser mais vantajosas. É preciso entender apenas como se dá o funcionamento básico do rendimento.

Quase ¼ dos rendimentos de renda fixa são da poupança

De acordo com os dados das autoridades, quase 23% das aplicações em renda fixa no Brasil estão relacionadas à poupança. A Associação Brasileiras das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) garantiu essa informação.

Sendo assim, se você tem dinheiro aplicado à renda fixa, saiba que existem opções melhores e mais rentáveis para aplica neste momento.

Como funciona o CDI para renda fixa?

A sigla CDI significa Certificados de Depósito Interbancário. Na prática, trata-se de uma taxa com lastro de operações realizadas entre os próprios bancos. No geral, são ativos baseados em títulos privados ou em títulos públicos que rendem conforme a taxa Selic varia no país.

Alguns tipos de CDI são:

  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário);
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio);
  • CDB (certificado de Depósito Bancário);
  • RDB (Recibo de Depósito Bancário).

Todos eles são opções segura para aplicar o dinheiro além da poupança e enquadram-se com renda fixa. Isso quer dizer que todos os meses haverá lucro para receber em cima do dinheiro que está parado na sua conta.

Consulte o seu banco para saber mais sobre o assunto e quais opções de CDI ele oferece na hora de aplicar os seus fundos de rendimento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário