scorecardresearch ghost pixel



Quais os benefícios do INSS para quem tem cardiopatia?

A cardiopatia grave dá direito a alguns benefícios do INSS. Veja quais são eles e como fazer o pedido de avaliação na perícia pela internet ou por telefone.



A cardiopatia é um termo usado para indicar as doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos. Algumas delas dão direito aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), portanto nós vamos explicar hoje quais são os benefícios e o que é necessário para entrar com o pedido de pagamento.

Leia mais: INSS: 4 coisas que você PRECISA saber antes de solicitar sua aposentadoria

Pelo menos 14 milhões de pessoas no Brasil têm alguma doença cardiovascular. Por ano, cerca de 400 mil morrem em decorrência de algum problema no coração. O número é alto e corresponde a 30% das mortes de brasileiros.

Cardiopatia e os benefícios do INSS

Os sintomas de cardiopatia incluem a pele cinzenta ou azul, inchaço nas mãos, tornozelo e pés. É muito comum os pacientes relatarem falta de ar, principalmente durante a prática de alguma atividade física, mas fadiga e batimentos cardíacos irregulares também estão entre os sintomas.

Ao procurar um médico e ter a confirmação de alguma cardiopatia, é possível entrar com o pedido de benefício do INSS, sendo ele o auxílio-doença ou até mesmo a aposentadoria.

Isso porque os sintomas causam bastante desconforto e podem limitar as atividades dos pacientes, especialmente no que diz respeito a trabalho, portanto é preciso dedicação ao tratamento para reduzir os riscos de morte.

Nos casos de cardiopatia grave, os pacientes podem contar com dois benefícios do INSS. O indivíduo sob a condição pode escolher entre o auxílio-doença ou a aposentadoria, como já mencionado, mas é preciso passar pela perícia médica do instituto antes.

O auxílio-doença é concedido quando a perícia do INSS avalia e constata que a pessoa pode ter uma boa recuperação durante o tratamento, podendo retornar ao trabalho depois do período de afastamento.

Por outro lado, há a aposentadoria. Ela é concedida aos pacientes que apresentam casos mais graves e sem previsão de retorno ao trabalho, ou seja, é dada quando a pessoa fica incapaz de exercer a profissão.

Para agendar a perícia, os interessados devem acessar o site ou aplicativo Meu INSS, ir na opção “Agendar perícia” e em “Novo requerimento”.

Se for a primeira vez, deve escolher a opção “Perícia inicial” e seguir as demais etapas que aparecem na tela para, por fim, concluir o pedido. Outra opção é agendar pelo telefone 135.

É importante apresentar laudos e exames do médico do trabalho, além do atestado com o diagnóstico da doença.




Voltar ao topo

Deixe um comentário