scorecardresearch ghost pixel



Qual é sua cor favorita? Estudos dizem que provavelmente será azul

A cor favorita é algo que geralmente muda ao longo da vida, como apontam diversos estudos sobre o tema. Porém, a maioria das pessoas tende a gostar mais do azul e de tons semelhantes.



Alguém já te perguntou qual é a sua cor favorita e é bem possível que sua resposta tenha sido azul ou algum tom próximo. Saiba que essa é a cor preferida da maioria das pessoas. Para se ter uma ideia, em 1993, a empresa Crayola (fabricante de giz de cera) perguntou às crianças norte-americanas qual era a cor favorita delas. A grande maioria respondeu azul ou tons de azul.

Veja também: Café pode deixar marcas profundas no cérebro, diz pesquisa

Depois de 7 anos, em 2000, a mesma empresa efetuou novamente o questionário com seus clientes infantis. Ao todo, 7 tons de azul aparecem em meio às 10 cores mais populares. As demais eram roxo, verde e rosa.

Maioria das pessoas tem o azul como cor favorita

Segundo informações do G1, a professora Lauren Labrancque, da Universidade de Rhode Island, garante que o azul é a cor favorita mais famosa. Ela é especialista no estudo do efeito das cores no marketing.

Uma de suas metodologias envolve descobrir quais são as cores prediletas dos alunos. Lauren diz que já conta com um slide de apresentação pronto com o resultado de 80% para o azul. Isso significa que, além das crianças, a maior parte dos adultos preferem a mesma coloração.

No entanto, existem alguns países onde o azul não se mostra como a cor favorita das pessoas. No Japão, por exemplo, algumas pesquisas revelam que os cidadãos preferem a cor branca.

A cor favorita pode mudar ao longo da vida

Um estudo com 300 crianças entre 4 e 11 anos de idade mostrou que elas usavam suas cores favoritas para desenhar personagens positivos ou agradáveis. O preto ficava reservado para desenhar coisas não tão boas assim. No entanto, alguns outros estudos revelam tendências diferentes.

Acredita-se que na adolescência, a preferência por tons mais escuros se torne ainda mais popular. Já na vida adulta, o azul parece se destacar com maior facilidade. Há também uma cor que gera desgosto: marrom amarelado escuro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário