Você já ouviu falar do ciclo circadiano? Trata-se do seu relógio biológico e da rotina que o próprio organismo humano obedece naturalmente. Entender parte do funcionamento desse conceito pode ajudar bastante a perder peso. Aliás, saiba que existe um horário específico para o jantar que vai ajudar você a emagrecer de maneira eficiente.
Veja também: Você não deve fazer o consumo de alho se tiver algum desses problemas
Qual é o melhor horário para jantar e perder peso?
De acordo com a fala do médico Michael Mosley, divulgada no jornal britânico The Mirror, o ciclo circadiano prepara o organismo para funcionar de diferentes maneiras. Assim, ele regula o horário de dormir, ir ao banheiro, se alimentar e até de queimar calorias para perder peso.
“Tente parar de comer antes das 20h, e depois não coma nada que tenha calorias“, foi isso o que sugeriu o especialista durante a entrevista. Ele ressaltou que esse é o melhor horário para deixar de sobrecarregar o corpo com comidas pesadas e calóricas. Depois desse horário, ingira apenas água, chás hipocalóricos e alimentos que possam te ajudar a perder peso e não a ganhá-lo.
Aliás, uma pesquisa recente da Universidade do Alabama, nos EUA, mostrou que o jantar pode ser mais importante do que o café da manhã. Ou seja, aquela história de que o café da manhã é a refeição mais especial do dia não se sustenta sempre. Compensar investir na qualidade de nutrientes durante o jantar para perder peso e ficar mais saudável.
Jantar antes das 20h previne AVC
Outro estudo, apontou que comer antes das 20h ajuda também a prevenir AVC. A pesquisa analisou diversos voluntários divididos em três grupos. Um dos grupos sempre jantava antes das 20h, o outro depois das 20h e o terceiro apresentava horários irregulares.
Durante o estudo, foi observado que as pessoas que não tinham horário específico para ceiar possuíam maior risco de apresentar AVC Fatal. Ou seja, aqueles que jantavam em horários aleatórios tinham mais chances de morrer em decorrência do derrame.
O AVC ocorre quando um vaso sanguíneo no interior do crânio se rompe e ocasiona hemorragia interna no cérebro. Suas consequências podem ser nulas, envolver sequelas graves e até terminar em óbito.
De acordo com os cientistas, de todos os grupos, aquele que jantava antes das 20h era o mais sadio. “Descobrimos que a adoção de um horário irregular de ceia em comparação com o jantar antes das 20h estava associada a um risco aumentado de mortalidade por AVC hemorrágico”.
No artigo da revista Nutrient, os pesquisadores salientaram que este é o primeiro estudo a relacionar o horário de jantar com risco de AVC fatal.