scorecardresearch ghost pixel



Reserva de ações da Eletrobras com o FGTS começa hoje: Vale a pena abrir conta em nova corretora para investir?

Ações da companhia de eletricidade podem render mais que o FGTS, porém, não há garantias. Confira as vantagens e riscos do investimento.



A partir desta sexta-feira, 3, tem início o período de reservas para quem pensa em comprar ações da Eletrobras. O governo deu início à venda dos papéis para o processo de privatização da maior companhia de eletricidade do país. A novidade é que os trabalhadores poderão utilizar até 50% do saldo de contas do FGTS para participar da rodada de investimentos.

Leia mais: Calendário de benefícios de junho: Auxílio Brasil, Vale Gás, FGTS e 13º do INSS

Aqueles que pensam em utilizar os recursos do FGTS para entrar no negócio devem fazer isso por meio de fundos de investimentos, desenvolvidos para essa finalidade. Processo similar foi visto na época de compra de ações da Petrobras, em 2000, e da Vale, em 2002.

A boa notícia é que diversas instituições financeiras já criaram fundos de investimentos para que clientes possam transferir parte do acumulado no FGTS na compra de ações da Eletrobras. Dentre elas podemos citar o BTG Pactual, Caixa, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, XP Investimentos, Safra, dentre outras.

Vale a pena investir na Eletrobras com o FGTS?

Segundo especialistas, as ações da Eletrobras podem proporcionar ganhos maiores em comparação aos oferecidos pelo FGTS. Isso porque o Fundo de Garantia é uma aplicação de renda fixa, em que o ganho é limitado em 3% ao ano mais Taxa Referencial (TR), hoje em 0,1484%. Existe a chance da distribuição dos resultados, porém, ela não é uma regra.

Por outro lado, no caso das ações, estamos falando de aplicação em renda variável. As ações da Eletrobras que podem ser adquiridas com o FGTS, as do tipo ordinárias, apresentam valorização de 29,3% em 2022, no acumulado de 3 de janeiro até maio. Já no nos últimos 12 meses, a ação da companhia teve uma perda de 4%.

Existem riscos ao investir o FGTS em ações?

Como todo investimento em renda variável, os riscos existem. Contudo, o potencial de ganho é maior que o garantido pela renda fixa. Nesse sentido, o investir deve considerar algumas situações antes de tomar a decisão de transferir o dinheiro do FGTS para um fundo da Eletrobras.

Uma delas é entender que o FGTS funciona como uma reserva de emergência para o trabalhador que enfrenta situações difíceis previstas em lei ou em caso de demissão sem justa causa. Desse modo, é importante analisar com cuidado se o investimento no fundo não pode representar algo arriscado para a organização financeira do investidor.

Além disso, ao adquirir ações da Eletrobras com dinheiro do FGTS, o aplicador terá que ficar com o papel por 12 meses, no chamado período de lock-up.  Quem já possui uma reserva de emergência, por exemplo, possui mais espaço para aplicar nos papéis da Eletrobras, sem correr tantos riscos.

Por fim, profissionais que atuam no mercado de investimentos indicam que a pessoa diversifique sua carteira de investimentos para evitar a perda de alguma aplicação. Ou seja, se decidir investir altos valores em um fundo FGTS Eletrobras, ela precisa ter conhecimento que pode sofrer uma grande perda de patrimônio em caso de desvalorização dos papéis.




Voltar ao topo

Deixe um comentário