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Retroativo do abono PIS/Pasep: saiba como receber até R$ 1.100

Os detalhes sobre o recebimento do retroativo do PIS/Pasep estão sendo reforçados, pois há muita gente que não o solicitou. Veja o que fazer para usufruir do seu direito.



São mais de 300 mil trabalhadores brasileiros que ainda não fizeram o saque do abono salarial PIS/Pasep que está disponível do ano base de 2019. Isso quer dizer que mais de R$208 milhões ainda estão “esquecidos” e aguardando que os beneficiários realizem o saque.

Veja também: Consulta disponível! Acesse o auxílio emergencial retroativo de até R$ 3 mil pelo CPF

No entanto por mais que algumas pessoas julguem que isso seja algo novo, os prazos para solicitar o saque do abono salarial PIS/Pasep começaram em fevereiro de 2022, então vem sendo divulgado há meses.

Como muitas pessoas ainda não realizaram a solicitação, o Governo Federal optou por prorrogar o prazo para que isso seja feito. Essa prorrogação em questão começou no dia 31 de março.

Aqueles que ainda não fizeram o saque do abono salarial poderão fazê-lo dentro de um prazo longo, pois terão até o dia 29 de dezembro desse ano para assim. Se ainda assim o trabalhador não fizer o saque, ele precisará aguardar até que o governo libere novas datas para a solicitação para finalmente fazer a retirada do dinheiro.

O valor do abono salarial variou entre R$ 92 e R$ 1.100 no ano de 2019, pois foi estabelecido de acordo com os meses trabalhados no dito ano base, nesse caso, o de 2019.

Quem tem direito de receber o abono salarial esquecido?

As pessoas que podem receber o dinheiro “esquecido” do abono salarial PIS/Pasep são:

  • Quem recebeu remuneração mensal na média de até, no máximo, dois salários mínimos durante todo o ano base de 2019;
  • Exerceu trabalho remunerado por pelo menos 30 dias durante 2019, sejam o período consecutivo ou não;
  • Está com todos os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial;
  • Todos que estão cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.

Como fazer a consulta do abono salarial?

Para realizar a consulta é muito simples.

Basta que o trabalhador baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS). Feito isso, será necessário realizar o login utilizando os mesmos dados cadastrais da sua conta Gov.br. O usuário deve autorizar o uso de todos os dados pessoais. Após isso, ele deve procurar pela área de “benefícios”, onde encontrará todas as informações que precisa a respeito do abono.

Se preferir ou precisar, também é possível conseguir as informações sobre esse dinheiro por meio do telefone “158”.

Onde realizar a solicitação do abono PIS / PASEP?

É possível fazer a solicitação desse montante das seguintes maneiras

  • Mandando um e-mail para o endereço “trabalho.uf@economia.gov.br”, mas lembrando de substituir o “uf” pela sigla exata do seu estado;
  • No aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
  • Diretamente pelo portal Gov.br;
  • Por meio do telefone 158 (Alô Trabalho).




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