scorecardresearch ghost pixel



Já está disponível o abono 2022 do PIS/Pasep para quem trabalhou em 2021?

Saiba se já está disponível o abono salarial para quem trabalhou de carteira assinada em 2021.



Depois do furacão que foi a pandemia da COVID-19, muitas mudanças foram feitas nos processos de realização de pagamentos dos abonos PIS/Pasep. Nos últimos dois anos, os repasses precisaram ser adiados, por exemplo, o que fez com que as pessoas esperassem para receber o valor no ano seguinte.

Veja também: Abono 2022: PIS/Pasep para quem trabalhou em 2021 já está disponível?

E no caso do calendário PIS/Pasep 2022, foram realizados depósitos com valores referentes àqueles que trabalharam formalmente em 2020 e 2021, conforme estipula a regra clássica do abono. Isso se deve às consequências da pandemia, pois o Governo Federal precisou fazer um reajuste no calendário de pagamentos, o que atrasou os repasses no longo período de um ano.

Já está disponível o pagamento de quem trabalhou em 2021 formalmente?

Infelizmente ainda não foi disponibilizado os pagamentos do abono PIS/Pasep de quem trabalhou em 2021 com carteira assinada, pois como em 2020 não houve liberação do valor, o governo decidiu postergar os pagamentos dessa rodada para o calendário do ano atual.

Levando em consideração que o Orçamento 2022 tinha capacidade para realizar apenas um pagamento do abono salarial, o Governo Federal decidiu liberar os pagamentos daqueles que trabalharam em 2020.

Isso significa que todo o pessoal que trabalhou em 2021 com a carteira assinada e que iria receber o benefício em 2022, terão mesmo de aguardar por mais um ano, pois as novas rodadas para a realização do pagamento está prevista para 2023.

Quem vai poder sacar o abono salarial do ano-base 2021?

Conforme as regras do PIS/Pasep, o abono salarial do ano-base 2021 será pago para quem:

  • Teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
  • Trabalhou por 30 dias, no mínimo, com carteira assinada durante o ano-base;
  • Está cadastrado no PIS/Pasep há cinco anos, pelo menos;
  • Recebeu remuneração mensal, também no ano-base, de até dois salários mínimos.

Como sacar o abono salarial referente ao ano-base 2020?

Cerca de 500 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono do ano-base 2020, mas os pagamentos começaram a ser pagos no dia 8 de fevereiro. Os beneficiados têm até 29 de dezembro para sacar o montante disponível.

Como consultar o valor?

Para o trabalhador saber se tem direito ao abono salarial, basta ligar no número 135 ou baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

O aplicativo está disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Você também pode entrar diretamente no aplicativo do Caixa Tem, pois o número estará disponível na data prevista pelo calendário, caso você tenha direito.




Voltar ao topo

Deixe um comentário