scorecardresearch ghost pixel



Segue aberto o prazo de renegociação de dívidas do FIES

Os estudantes com parcelas em atraso ainda podem participar da renegociação de dívidas do FIES. Os descontos chegam a 92%.



Termina em 31 de agosto o prazo para a renegociação das dívidas do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Os descontos chegam a 92%. Pelo menos 1 milhão de estudantes brasileiros estão endividados e podem aproveitar as condições facilitadas que estão sendo disponibilizadas para quitação.

Leia mais: Universidades públicas vão cobrar mensalidade? Entenda o que diz a PEC

A renegociação está sendo realizada com o Banco do Brasil ou com Caixa Econômica Federal. O programa para quitação dos débitos começou em 7 de março, mas ainda vai longe, mas nem sempre oferecerão as mesmas propostas, é por isso que quem tiver valores a acertar, seria bom aproveitar os prazos e descontos.

Renegociação do FIES

A condição de inadimplente vale apenas para os estudantes que estão com débitos há mais de noventa dias. A quitação da dívida é importante para abrir portas e ampliar o financiamento para mais estudantes.

De acordo com o Ministério da Educação, o número de inadimplentes chega a 51,7% dos contratos ativos. Se formos falar de reais, a dívida total pode chegar a R$ 9 bilhões em prestações que ainda devem ser pagas.

O FIES é o programa do Governo Federal que arca com parte das mensalidades dos estudantes. Ele é voltado para aqueles indivíduos que conseguem uma vaga em universidades particulares e que dependem da ajuda do governo para arcar com as mensalidades e dar andamento ao curso. O pagamento da dívida é realizado após a formatura.

Na atual rodada de renegociação do FIES, os estudantes com atraso superior a um ano podem ter desconto de até 92%, desde que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou que tenham recebido auxílio emergencial em 2021. O desconto para quitação é para o pagamento à vista ou em dez parcelas, no máximo.

A simulação da renegociação da dívida é feita junto ao mesmo banco onde o estudante firmou o contrato do FIES. Se for com a Caixa, a simulação pode ser feita no site sifesweb.caixa.gov.br.

Já o Banco do Brasil orienta que os mais de 500 mil estudantes simulem por meio do aplicativo do banco ou compareçam em qualquer agência para maiores informações.




Voltar ao topo

Deixe um comentário