scorecardresearch ghost pixel



Segundo semestre de 2022: confira quais são os feriados e pontos facultativos

Você sabe diferenciar feriados de pontos facultativos? Aprenda aqui e, de quebra, ainda veja quais são os próximos feriados para se preparar para descansar bastante.



Ter uma folguinha no meio da semana, além de ser aliviante, ajuda na redução do estresse e no descanso das pessoas. Essas folguinhas, em sua maioria, costumam ser proporcionadas pelos feriados ou dos pontos facultativos que o ano promete aos trabalhadores e estudantes.

Veja também: Feriados nacionais em 2022: quantos restam e quando será a próxima folga?

O ano de 2018, por exemplo, foi um dos anos que mais registrou feriados. Em outras palavras, as pessoas tiveram tempo de sobra para aproveitar os momentos para descansar, viajar, cozinhar, enfim… curtiram da forma que acharam mais interessante.

Agora quando pensamos em ponto facultativo e em feriado, temos de reconhecer que muitas dúvidas podem surgir, afinal de contas, há muita gente que não sabe sequer a diferença entre um e outro. Foi pensando nisso que separamos alguns tópicos que podem a compreender melhor essas datas tão aguardadas.

A diferença entre ponto facultativo e feriado

Para que você entenda melhor, em primeiro lugar, é interessante que expliquemos em do que se trata um feriado e um ponto facultativo. Existe mesmo uma diferença entre eles? Descubra agora.

O que é um feriado?

O feriado é definido como a data destinada para determinadas comemorações da nação, da comunidade, da religião ou de algum grupo étnico. Além disso, os feriados podem ser de diferentes níveis: federais, estaduais ou municipais. Tudo depende da importância da data comemorada.

Outro ponto que vale destacar aqui em relação ao feriado é que a data de comemoração pode ser fixa, ou seja, acontecer todos os anos no mesmo dia. Quer um exemplo? Ora, o Natal! Já os considerados móveis são, por exemplo, o Dia dos Pais, pois ele ocorre no segundo domingo do mês de agosto, logo não tem “data fixa”.

O que é um ponto facultativo?

Nós podemos definir o ponto facultativo como uma espécie de feriado opcional. Pois é, eles existem! Nesse caso, quem decidirá se o cidadão irá trabalhar ou estudar são as instituições responsáveis, ou seja, as empresas e as escolas.

Esses dias costumam ser definidas por meio de uma portaria publicada anualmente pelo Governo Federal no final de cada ano, pois são datas comemorativas ou importantes para a história, só que não fazem parte do calendário dos feriados.

Em relação aos trabalhadores, os funcionários do setor público já estão mais acostumados ao ponto facultativo, afinal de contas, muitos órgãos acabam não funcionando em pontos facultativos, como é o caso das escolas municipais e estaduais.

Feriados e pontos facultativos do ano de 2022

Agora que já sabe qual é a diferença entre ponto facultativo e feriado, vamos disponibilizar uma lista com as principais datas no ano de 2022 para que você possa se organizar.

Feriados 2022 para o segundo semestre

  • 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 2 de novembro: Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional);
  • 25 de dezembro: Natal (feriado nacional).

Pontos facultativos 2022 para o segundo semestre

  • 28 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo).

Além disso, ao pensarmos nos pontos facultativos, é interessante destacar que datas como Carnaval ou Quarta-feira de Cinzas também são pontos facultativos, ou seja, fica a critério da instituição decidir se exercerá atividade no dia ou não.




Voltar ao topo

Deixe um comentário