scorecardresearch ghost pixel



Feriados nacionais em 2022: quantos restam e quando será a próxima folga?

Saiba agora mesmo quais são os próximos feriados nacionais.



Por regra, os feriados nacionais são dirigidos por lei e se torna obrigatório suspender algumas atividades trabalhistas em todo o país. Assim, se tornando diferente do ponto facultativo, que o patrão pode decidir se dará folga para os trabalhadores ou não.

Veja também: Feriados em 2022: veja qual a próxima data para relaxar com a família

Anualmente o Ministério da Economia é o responsável por publicar o calendário com os pontos facultativos e as datas dos feriados para o ano seguinte. Em 2022, a estimativa é que tenha 14 feriados nacionais e cinco desses feriados são pontos facultativos.



Além do mais, o único feriado prolongado foi em 15 de abril para que acontecesse a celebração da Semana Santa.

Quais feriados nacionais ainda vamos ter em 2022?

Entre os meses de janeiro e maio de 2022, tivemos três pontos facultativos e quatro feriados nacionais. Ou seja, o calendário deste ano ainda tem mais sete feriados nacionais, mas não tem previsão de feriados prolongados.

Falando de uma maneira geral, o calendário dos feriados nacionais possibilita que aconteça o planejamento e organização das rotinas produtivas de todo o país e afetam diretamente no funcionamento dos comércios e do setor de serviços.



O calendário também ajuda os funcionários a organizarem suas folgas e férias, principalmente em feriados prolongados.

Veja abaixo as datas comemorativas que ainda vamos ter neste ano de 2022:

Comemoração Data Categoria
Corpus Christi 16 de junho Ponto facultativo
Independência do Brasil 7 de setembro Feriado nacional
Dia de Nossa Senhora Aparecida (Dia das Crianças) 12 de outubro Feriado nacional
Dia do Servidor Público 28 de outubro Ponto facultativo
Finados 2 de novembro Feriado nacional
Proclamação da República 15 de novembro Feriado nacional
Natal 25 de dezembro Feriado nacional

Datas prolongadas

Conforme está previsto no calendário o próximo feriado nacional em 2022, será da Independência do Brasil, dia 7 e setembro. Porém, irá cair numa quarta-feira, e geralmente os feriados que caem no meio da semana, numa quarta-feira, não tem previsões de emendar com o resto da semana, ou seja, será somente um dia de descanso.

E da mesma maneira o feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, que também é celebrado o dia das crianças, também vai cair numa quarta-feira, tornando impossível de haver feriado prologando.



Já para o dia do Servidor Público, a previsão é que somente setor privado permanece com as atividades normais, e o ponto facultativo este ano vai cair numa sexta-feira.

Apesar do ponto facultativo para servidores públicos, a lei é que os serviços essenciais como o atendimento de emergência à saúde e o setor de segurança, continuem trabalhando normalmente nos pontos facultativos e feriados nacionais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário