scorecardresearch ghost pixel



Sem dinheiro para o pedágio? Descubra o que fazer para resolver situação

Por vários motivos particulares, o motorista pode não ter o dinheiro necessário para pagar o pedágio nas rodovias brasileiras. Entenda o que pode ser feito para não cometer uma infração.



Todos os dias, diversos motoristas decidem furar pedágios pelas rodovias e estradas do Brasil. Segundo a Secretaria de Logística e Transporte do Estado de São Paulo, 30 veículos furam pedágios paulistas a cada hora. A evasão, no entanto, é passível de multas e contabiliza mais de 262 mil infrações por ano.

Veja também: Novo ETIAS facilita estada de brasileiros na Europa

Normalmente, os motoristas simplesmente passam pela cabine do pedágio e estouram as cancelas. Há aqueles que ficam muito próximos dos motoristas à frente para passar de uma vez pela praça de cobrança. Aliás, hoje, a cancela dos pedágios costuma ser de material flexível, justamente para não gerar grandes danos.

Os motivos que levam à infração são vários, mas muitos podem ser evitados. Por isso, saiba o que fazer se você pegou estrada e está sem dinheiro para o pedágio.

Sem dinheiro para pagar o pedágio? Veja o que fazer

Primeiramente, saiba que a evasão é considerada uma infração de trânsito grave. Isso quer dizer que ela custa 5 pontos na CNH e uma multa de R$ 195,23, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Embora existam motoristas que agem de má-fé, a verdade é que muitos simplesmente não tem a quantia necessária em mãos. Por isso, existem meios alternativos para efetuar o pagamento da tarifa.

Como pagar o pedágio mesmo sem dinheiro na hora?

A maioria das concessionárias que administram praças de pedágios costuma emitir boletos para os motoristas. Basta informar dados como CPF e documentação do veículo. O boleto costuma ficar disponível por até 3 dias. Se vencer, a multa é gerada de qualquer maneira.

Há a opção de gerar uma declaração de dívida que precisa ser quitada em até 5 dias. Além disso, sempre consulte a possibilidade de pagar utilizando cartão de crédito ou Pix. Mesmo que o sistema usual de pagamento seja por meio de dinheiro, cada vez mais opções se apresentam para os motoristas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário