scorecardresearch ghost pixel



Será que vale a pena trocar o arroz branco pelo arroz integral para emagrecer?

Tanto o arroz branco quanto o arroz integral são benéficos para a saúde, porém sabemos que existem diferenças entre eles.



Quando o assunto é dieta para emagrecimento, sempre existem dúvidas sobre quais alimentos são necessários manter na dieta e quais devem ser retirados ou substituídos. E o arroz branco sempre é um dos alimentos que a maioria das pessoas associam a grandes quantidades de calorias e baixas quantidades de fibras e outros nutrientes. 

Veja também: Essas comidas fazem parte da lista das mais perigosas do mundo

Mas será que trocar o arroz branco pelo arroz integral vale mesmo a pena? Vamos descobrir isso entendendo as propriedades de cada um deles.

Diferenças das propriedades do arroz branco versus o arroz integral

O arroz é um dos pratos mais consumidos do mundo, por ser composto de diversos nutrientes que contribuem para longevidade e qualidade de vida.

É abundante em vitaminas como A, B1, B2, B6 e B12; possui muitos minerais importantes para a manutenção dos tecidos e músculos, como magnésio, zinco e ferro; e possui proteínas e fibras.

Tanto o arroz branco quanto o arroz integral são benéficos para a saúde, porém sabemos que existem diferenças entre eles. Com relação a aparência, o arroz integral é mais escuro que o arroz branco, além de possuir mais quantidades de nutrientes.

Isso acontece devido ao processo de fabricação. No processo de fabricação do arroz branco, por exemplo, que possui uma produção muito maior, no processo de moagem, faz com que o grão perca mais quantidades de nutrientes, pois o grão de arroz é obtido após a retirada da casca, do germe e do farelo do grão integral.

Diferenças nutricionais entre o arroz branco versus arroz integral

Apesar de perder propriedades nutricionais, o grão passa ter um prazo de conservação maior, além de ter um tempo de cozimento extremamente menor, cerca de 50% mais rápido em comparação ao grão integral.

Mas em relação aos nutrientes, 75 gramas de arroz integral fornecem cerca de 2 gramas de fibras, no arroz branco, a mesma quantidade tem cerca de 1,2 gramas.

Num primeiro momento pode parecer que o arroz branco está em desvantagem, mas quando analisado o total de fibras diárias necessárias ao corpo humano, que é em torno de 25 a 30 gramas, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer, na verdade, não importa muito se optar pelo arroz branco ou integral.

Pois é necessário a complementação de muitas fibras retiradas de outros alimentos como folhosos verdes, legumes e frutas.

Se a análise for apenas das fontes de sais minerais, acontece algo semelhante a comparação com as fibras. 75 gramas de arroz integral possuem 30 vezes mais que o arroz branco em quantidades de magnésio e zinco, no entanto, isso representa apenas um pequeno percentual do total necessário por dia, ou seja, temos que complementar com outras fontes nutricionais.

Para emagrecer qual a opção é a melhor? Vale a pena trocar o arroz branco pelo arroz integral? 

Se o objetivo é emagrecer, a melhor opção é o arroz integral, mas se você prefere o arroz branco, pode continuar se alimentando com ele, pois independentemente do tipo de arroz, terá que complementar com outras boas fontes nutricionais, como explicado anteriormente.

E não esqueça, para perder peso é preciso realizar um conjunto de coisas, como praticar exercícios com regularidade e cuidar da alimentação, ingerindo fontes de qualidade e de menos teor calórico.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário