scorecardresearch ghost pixel



SPC e Serasa: Quanto tempo é necessário para uma dívida ‘caducar’?

Cidadãos que tiveram o nome registrado nos órgãos de proteção ao crédito podem ter o nome limpo novamente. Veja quanto tempo é preciso!



Os problemas econômicos enfrentados no país vão além da inflação e da taxa de desemprego. Um estudo realizado pelo portal de serviços Foregon trouxe dados alarmantes em relação à saúde financeira dos brasileiros: 44,3% dos entrevistados estavam com o nome sujo no SPC e Serasa. Mas sabia que a dívida tem prazo de validade? Entenda a seguir!

Leia mais: Caixa libera crédito de até R$ 100 mil para consumidores negativados

O que significa a dívida “caducar”?

Quando uma pessoa possui um débito vencido há muito tempo, existe a possiblidade de ele “caducar” ou “prescrever”. Em linhas gerais, isso significa que a dívida deixa de existir nos registros dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Quanto tempo uma dívida leva para caducar?

É possível dizer que o passivo caduca assim que ele completa cinco anos de existência. Ou seja, depois que as restrições sobre o CPF do devedor atingem essa “idade”, ele volta a ficar com o nome limpo e sem negativações.

Se um dívida caducou, é válido dizer que ela deixou de existir?

Assim que uma dívida caduca ou prescreve, é notável o alívio da pressão econômica que os órgãos de proteção ao crédito causam na vida do devedor. Isso porque o nome da pessoa volta a ficar “limpo” junto ao SPC e Serasa.

Por outro lado, o indivíduo deve ter em mente que os débitos vencidos que caducam não deixam de existir. Eles ainda podem ser consultados pelos bancos, pois ele contam com suas próprias listas de históricos financeiros fornecidas pelo Banco Central (BC), a exemplo as do Sistema de Informações de Crédito (SCR).

Dessa forma, o alívio financeiro do consumidor pode ser enxergado como “temporário”. Tudo porque ele pode ainda enfrentar problemas na hora de financiar um imóvel, solicitar um empréstimo ou durante o pedido de cartão de crédito.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário