scorecardresearch ghost pixel



Teto do ICMS pode ‘derrubar’ conta de luz em até 12%, segundo Aneel

Além dos reajustes nas tarifas de energia, ideia é conter a alta dos combustíveis em 2022. Saiba mais sobre o projeto que limita o imposto.



Com a aprovação da proposta que limita a aplicação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a energia elétrica, é prevista uma redução entre 10% e 12% na conta de luz dos brasileiros. As estimativas são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Leia mais: Pontuação na CNH: veja mitos, verdades e critérios de pontuação

Atualmente, o ICMS é uma das principais fontes de arrecadação dos estados. Caso seja aprovado o projeto de lei que limita o teto do imposto em 17%, a previsão é reduzir o valor não apenas da conta de luz, mas também sobre os combustíveis, gás natural, transporte coletivo e telecomunicações.

Isso porque a proposta passa a classificar esses setores como sendo “bens essenciais e indispensáveis”. O projeto de lei está previsto para ser votado no Senado Federal nos próximos dias. Nesta quarta-feira, 8, o relator da medida na Casa, o senador Fernando Bezerra (MDB-PE), já apresentou seu parecer.

Queda na arrecadação

Caso o projeto seja aprovado, governadores dos estados ressaltam que pode haver uma perda de R$ 115 bilhões na arrecadação, o que pode comprometer a disponibilidade de serviços públicos na educação e saúde, por exemplo.

E para evitar resistências, Bezerra definirá meios de compensar a redução de receita das unidades federativas que não possuem dívida com a União. No caso dos estados devedores, foi decido que o governo irá ressarci-los com o abatimento dos débitos em atraso.

Essas medidas estão previstas no pacote de redução do ICMS, atualmente em análise pelo Congresso Nacional. Além dos reajustes nas tarifas de energia, a ideia é conter a alta dos combustíveis em 2022.

Importante lembrar que na última segunda-feira, 6, a Câmara aprovou uma outra proposta que prevê a devolução total aos consumidores de tributos cobrados indevidamente nos últimos anos. O montante será abatido mediante os processos de reajustes tarifários, o que promete reduzir ainda mais a conta de luz da população.




Voltar ao topo

Deixe um comentário