scorecardresearch ghost pixel



Tomar cerveja todos os dias faz bem para o intestino: é o que diz estudo

Estudo aponta que tomar cerveja todos os dias faz bem para o microbioma intestinal. Entenda mais sobre o estudo!



Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade NOVA de Lisboa, em Portugal, e publicado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry, apresentou evidências de que o consumo de cerveja diariamente, ao contrário do que se imagina, faz bem à saúde intestinal.

Veja também: Esse alimento fortalece a imunidade e ajuda a enxugar as gordurinhas

Tomar cerveja todos os dias faz bem para a saúde, diz estudo

O resultado foi obtido através do estudo duplo-cego com uma população de 19 homens com boa saúde, com idade de 23 a 58 anos. Para o experimento, foram divididos em dois grupos que durante um mês beberam 330 ml de cerveja com álcool e sem álcool acompanhando a refeição noturna. Os pesquisadores recomendaram aos participantes que não alterassem suas rotinas e hábitos alimentares.

Surpreendentemente ao término do estudo, ambos os grupos apresentaram 7% a mais de variedades de bactérias no intestino e de fosfatase alcalina fecal, constatando-se um bom resultado para saúde intestinal. Também observaram não haver alteração de peso, ou aumento de colesterol dos voluntários.

Para os pesquisadores a presença de uma menor diversidade de bactérias intestinais estão relacionadas com doenças como diabetes e cardiovasculares. Diante dos resultados do estudo, esse efeito seria inverso, ou seja, com mais bactérias diferentes no intestino teria-se um resultado positivo na prevenção de tais doenças.

Ainda, segundo a opinião dos cientistas, esse resultado positivo sobre nosso microbioma está relacionado às substâncias que fazem parte da composição da cerveja, como os polifenóis e demais microorganismos responsáveis pela fermentação do alimento.

Vale destacar que os polifenóis são nutrientes que atuam como antioxidantes, encontrados em abundância em plantas, incluindo o lúpulo que é um ingrediente da cerveja, sendo usado para dar o amargor característico da bebida.

O estudo foi feito apenas em cerveja tipo lager, os cientistas acreditam que esse efeito seja estendido aos demais tipos com maior concentração de levedura e as não-filtradas.

Alerta e recomendação dos cientistas sobre o consumo

Apesar de o resultado da pesquisa ser animador, principalmente para os amantes dessa “paixão nacional”, é preciso estar atento, pois a cerveja do tipo alcoólica pode aumentar as chances de dependência, além de doenças como o câncer.

Por essa razão, os cientistas recomendam o consumo por opções sem álcool.




Voltar ao topo

Deixe um comentário