scorecardresearch ghost pixel



Trabalhador corre riscos ao usar FGTS para comprar ações da Eletrobras?

Os trabalhadores vão poder usar parte do FGTS para a compra de ações da Eletrobras. Veja quais são os riscos e se é uma boa opção para todos.



Os trabalhadores com dinheiro no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão usar parte do saldo na compra de ações da Eletrobras. O governo federal decidiu privatizar a empresa. Mas, será que é vantajoso usar parte do dinheiro na compra de ações?

Leia mais: Bolsonaro anuncia PEC de R$ 50 bi para reduzir preço do diesel, gasolina e gás de cozinha

O uso do FGTS na compra de ações já foi permitido em situações passadas, a exemplo da Petrobras e da Vale. A compra é por meio dos fundos mútuos de privatização.

FGTS em ações da Eletrobras

O trabalhador que quiser usar o FGTS na compra de ações da Eletrobras terá o limite de 50% do saldo da conta, desde que não tenha outros investimentos da mesma natureza. Por exemplo, na Petrobras ou na Vale.

Cada trabalhador pode aplicar o valor mínimo de R$ 200. O valor da ação ainda não foi divulgado pelo governo. Mas a previsão é de que isso aconteça até o dia 9 de junho e depende da demanda.

É preciso pensar bem antes de investir o FGTS em ações da Eletrobras. O dinheiro só ficará disponível para resgate depois de 12 meses. Por isso, a compra pode não ser tão vantajosa para alguns trabalhadores, já que a quantia volta para o FGTS e volta a seguir as mesmas regras de saque do dinheiro.

O resgate só poderá ser feito com menos de 12 meses em casos de demissão sem justa causa. No momento, o trabalhador já pode simular o saldo disponível para a aplicação em ações da Eletrobras. É pelo app do FGTS.

O trabalhador que tiver interesse em investir o FGTS em ações deve lembrar que o dinheiro fica em risco, por se tratar de ações. E mesmo com baixo rendimento, deixar o dinheiro parado na conta do FGTS é uma segurança e garantia.

Por ser um fundo voltado para o futuro do trabalhador, qualquer uso fora das regras tradicionais pode ser um risco e fazer falta lá na frente. Por isso, a orientação dos especialistas é para que exista cautela antes de usar parte do recurso na compra de ações.




Voltar ao topo

Deixe um comentário