scorecardresearch ghost pixel



Trabalhador pode sacar dinheiro esquecido do PIS/Pasep; veja como

Cerca de 478 mil brasileiros têm um total de R$ 208,5 milhões disponíveis para saque até o dia 29 de dezembro.



Dados do Ministério do Trabalho e Previdência mostram que cerca de 478 mil trabalhadores “esqueceram” de sacar milhões de reais. O montante em questão é referente ao abono salarial PIS/Pasep pago neste ano, mas com ano-base 2020.

Leia mais: Governo libera bolsa mensal de R$ 568 a estudantes; Confira as regras

O pagamento do Programa de Integração Social (PIS) é feito aos funcionários de empresas privadas pela Caixa Econômica Federal. Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é repassado aos servidores públicos pelo Banco do Brasil.

Deste total de pessoas que ainda não resgatou a grana, 353.100 são servidores públicos e 125.624 são trabalhadores da iniciativa privada. O prazo o dinheiro vai até o dia 29 de dezembro. A seguir, entenda com recuperar o benefício.

Quem pode sacar o PIS/Pasep?

O abono é um direito dos cidadãos que cumprem todos os requisitos abaixo:

  • Ter inscrição no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
  • Ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais no ano-base;
  • Ter trabalhado para pessoa jurídica por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base;
  • Estar com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial.

O benefício não é pago a trabalhadores rurais empregados por pessoa física, empregados domésticos, trabalhadores urbanos empregados por pessoa física ou trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.

Consulta ao PIS/Pasep

Os valores do benefício podem ser consultados no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, portal Gov.br e Central Alô Trabalhador, no telefone 158. Outra opção é enviar um e-mail trabalho.uf@economia.gov.br, substituindo “uf” pela sigla do estado onde reside.

Quem tem direito ao PIS também pode consultar a situação do abono nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Por sua vez, quem recebe o Pasep pode entrar em contato com a Central de Atendimento do BB: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (interior).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário