A partir do dia 1 de junho de 2022, a CNH (Carteira nacional de habilitação) passa a contar com novos prazos de validade. Quando essa nova regulamentação entrar em vigor, as carteiras emitidas ou renovadas do início de junho em diante passam a manter uma nova data de validade. Acompanhe e saiba quais são.
Veja também: 1 de junho: nova CNH começa a ser emitida hoje no Brasil; veja o que muda na carteira de habilitação
Todo condutor que pretende dirigir em todo território nacional precisa estar habilitado com sua carteira de de motorista, uma vez que ela é o documento comprobatório de que o condutor está apto e possui proficiência em dirigir determinados veículos.
No Brasil, a divisão de categorias é feita por letras. De “A” até a “E”, sendo que “A” é para motocicletas em geral e a “E” é para veículos pesados e extras pesados.
O Detran (Departamento Nacional de Trânsito) é o órgão responsável pela emissão e renovação de todas as CNHs vigentes em todo o Brasil, então os usuários que estão tirando a habilitação passam por uma série de avaliações e cumprem com as exigências que o Detran faz, como as de se submeter a determinados testes, aulas teóricas e práticas, além de uma prova final para comprovar que está apto a receber a permissão para dirigir.
O novo condutor também deve ter realizado um mínimo de aulas práticas compatíveis com os veículos da sua categoria.
Toda CNH conta com um prazo de validade. E foi este prazo que teve uma alteração feita a partir da data citada acima. Então se você está tirando ou renovando a sua CNH, fique atento aos novos prazos de vencimentos do seu documento.
Prazo de vencimento
Cada faixa de idade possui um número de anos para o vencimento.
- Motoristas com menos de 50 anos: os documentos precisam ser atualizados a cada dez anos;
- Motoristas de 50 a 70 anos: os documentos precisam ser atualizados a cada cinco anos;
- Motoristas com mais de 70 anos: a documentação precisa ser atualizada a cada três anos.
Novo documento
O novo documento conta com algumas alterações que seguem os padrões internacionais e garante uma identificação em português, francês e inglês. Além disso, a CNH passa a contar com as cores verde e amarelo, diferente da atual. O novo modelo conta com a versão digital e impressa, sendo válida nos dois casos.
Abaixo estão as demais mudanças do novo documento:
- Uma tabela com os contornos do veículo que a pessoa está autorizada a dirigir;
- Informação médica e profissional;
- A letra P indicando que a licença é uma carta de condução provisória ou D indicando uma licença definitiva;
- Dispositivos de segurança para evitar falsificações, como hologramas, tintas luminosas e tintas que só podem ser vistas com uma luz UV.
Outra mudança é a foto e a assinatura do condutor estarem do mesmo lado do documento, além de um QR Code para a identificação do documento em sua forma digital.
É assim que a próxima CNH será em seu modelo atualizado.