scorecardresearch ghost pixel



1 de junho: nova CNH começa a ser emitida hoje no Brasil; veja o que muda na carteira de habilitação

A nova CNH começa a valer hoje em todo o Brasil. Mas os motoristas não precisam ter pressa. Entenda os motivos e como ter a nova versão.



A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começou a valer em todo o Brasil nesta quarta-feira, 1 de junho. A novidade chega primeiro para quem for tirar a primeira habilitação ou também para os motoristas que vão renovar a CNH.

Leia mais: WhatsApp testa nova ferramenta para permitir reações aos status

Por outro lado, os demais motoristas que estão com a CNH dentro da validade não precisam fazer a troca do documento para o novo padrão. Isso porque a mudança será aos poucos, conforme os documentos forem renovados pelos condutores do Brasil.

Nova CNH começa a valer

Nova CNH 2022

A nova CNH que começa a valer hoje em todo o Brasil será expedida em todos os formatos: físico, digital ou em ambos. É uma forma de facilitar a vida do motorista, que terá mais formas de apresentar o documento sempre que for necessário.

O documento tem elementos que dificultam a falsificação do documento e o uso da CNH em fraudes. A nova CNH passa a ter as cores verde e amarelo, conforme a bandeira do Brasil.

Outra mudança é que agora a CNH vai destacar o tipo de veículo que o condutor está apto para dirigir. Assim, além da letra indicativa de P para permissão ou D de definitiva, haverá ainda uma imagem do automóvel.

O QR Code que já consta nas CNHs emitidas de 2017 para cá continuará no novo documento. É por meio desse código que estão armazenadas todas as informações do documento.

Segundo as regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a substituição do antigo pelo novo modelo só será necessária em casos de renovação ou 2ª via.

Outra novidade é que a nova CNH conta com tradução em português, inglês e espanhol. Segundo o Ministério da Infraestrutura, a mudança busca facilitar a identificação dos condutores brasileiros quando estiverem no exterior.

Modelo da nova CNH

Também por isso, o documento passa a ter o código MRZ. É o mesmo usado nos passaportes, que pode ser lido por equipamentos eletrônicos para facilitar a confirmação da validade do documento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário