O Sistema de Valores a Receber do Banco Central provocou a verdadeira caça ao tesouro dos brasileiros. Muita gente ainda está nutrindo a esperança de conseguir uma boa bolada no tal dinheiro esquecido, então a expectativa agora é pela próxima rodada de consultas. Confira qual é a previsão.
Leia mais: Consulta do abono de até R$ 1.212 está disponível via CPF; aprenda como fazer
De acordo com o Banco Central, o retorno das consultas ainda não tem data prevista. Inicialmente seria em 2 de maio, porém a greve dos servidores do banco atrasou e muito o calendário de liberação do serviço, que ainda deve passar por alguns ajustes.
Valores a receber: próxima rodada de consultas
Um levantamento do BC mostra que, até pelo menos março desse ano, mais de 2,85 milhões de pessoas físicas e jurídicas fizeram o resgate dos valores esquecidos.
Em relação ao dinheiro que ainda aguarda devolução, o Banco Central estima algo em torno de R$ 4 bilhões. E isso porque uma quantia igual foi disponibilizada aos brasileiros durante a primeira etapa.
O atraso na próxima rodada de consultas se dá pela necessidade de melhorias no Sistema de Valores a Receber. A ferramenta será atualizada, mas a realidade é que a greve atrasou o cronograma, então uma nova data será divulgada pelo BC.
Os valores a serem disponibilizados podem estar esquecidos em contas correntes ou poupanças que foram encerradas, mas com saldo disponível. Outra situação envolve também as cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito, por exemplo.
No fim das contas, muita gente pode ter valores a receber, mas sequer estão sabendo disso.
É por essa razão que a próxima rodada de consultas é tão esperada.
Entre as mudanças, o sistema vai incluir novas informações repassadas por instituições financeiras. Isso quer dizer que mais pessoas podem ter valores a receber, mesmo que a quantia não tenha aparecido na primeira consulta.
Além disso, não será mais necessário fazer o agendamento, pois o resgate do dinheiro será possível já na primeira consulta aos valores a receber.