scorecardresearch ghost pixel



Vive cansado? 12 alimentos poderosos que vão recuperar sua energia e vigor

A alimentação é indispensável para garantir a disposição e boa saúde. Alguns alimentos são eficazes para tirar o cansaço e dar mais energia e vigor.



Com a rotina atribulada em que vivemos, muitas vezes não dá tempo de escolher com calma os alimentos que colocamos no prato, só que muitas vezes, a escolha incorreta pode ser o motivo daquela constante indisposição, cansaço e sensação de esgotamento mental.

Veja também: Conheça os alimentos que fazem bem para a circulação

Para sanar isso, é necessário escolher alimentos que ajudam o organismo a ter mais nutrientes em suas reservas, ou seja, que funcionem como combustível para o metabolismo funcionar com eficiência e muita vitalidade. Neste sentido, vamos conhecer os alimentos que tiram o cansaço e promovem mais disposição ao organismo.

Alimentos que tiram o cansaço

1- Água: alimento indispensável para a manutenção da vida, contribui para a vitalidade dos órgãos e hidratação da pele. A água potável pode proporcionar mais disposição e sensação de saciedade.

Água

2- Chocolate: um produto alimentício muito amado por milhares de pessoas, produzido a partir da amêndoa fermentada e torrada do cacau, tem grande contribuição como fonte de energia. O chocolate é rico em teobromina, uma substância alcaloide com efeito semelhante ao da cafeína, por essa razão age como um alimento estimulante, o que ajuda a amenizar o cansaço. No entanto, é preciso ter atenção a quantidade de açúcar que contém na marca escolhida, apesar de o açúcar ser um alimento que dá mais energia, ele representa diversos riscos à saúde, quando consumido de forma exagerada.

Chocolate

3- Açaí: fruto cultivado principalmente na região amazônica, possui muitos antioxidantes e calorias, este último colabora para retirar o cansaço e dar mais disposição e vigor. Costuma ser preparado em pratos salgados ou junto com farinha de mandioca e tapioca. Mas, há quem adore consumi-lo na forma de bebida ou em sobremesa.

Açaí

4- Grãos e cereais integrais: são aqueles como chia, linhaça, granola, quinoa ou cevada. São boas fontes de fibras e vitaminas que favorecem à perda de peso, são capazes de diminuir o colesterol e os níveis de açúcar no sangue, além de fornecer boas quantidades de energia.

granola
Granola

5- Iogurte natural: é um tipo de alimento fornecedor de energia, devido ao processo de transformação do açúcar do leite em ácido lático através da fermentação bacteriana. É rico em cálcio e em bactérias como as bifidobactérias e lactobacillus que fazem bem à flora intestinal.

Iogurte
Iogurte

6- Peixes e frutos do mar: em geral são proteínas ricas em bons nutrientes e ácidos graxos. Possuem vitaminas A, B, C, além de minerais, que ajudam a manter o corpo fortalecido, evitando uma série de problemas de saúde.

Bacalhau
Bacalhau

7- Ovos: este alimento que no passado foi acusado injustamente de causar aumento de colesterol, na verdade é um superalimento, rico em proteínas, vitaminas do complexo B, A, D e E, além de conter zinco, cálcio e fósforo. É um aliado na boa saúde, tanto para quem deseja aumentar a massa muscular como para matar a fome e fornecer mais energia ao organismo.

Ovos

8- Chá de gengibre: suas propriedades medicinais agem fornecendo mais energia, além de colaborar na diminuição de má ingestão e gastrite.

Chá de gengibre

9- Chá verde: para ser consumido alternado com o chá de gengibre, o chá verde é um estimulante natural que combate o cansaço e a fadiga mental. 

Chá verde

10- Vegetais verdes escuros: incluem os folhosos, como por exemplo, a rúcula e a couve. Podem ser consumidas de diversas maneiras. São excelentes fontes de energia e vitalidade.

couve
Couve

11- Banana: alimento rico em potássio, bom para a saúde cardiovascular e circulação sanguínea, beneficia o tônus muscular evitando episódios de câimbras, por isso é tão consumido entre os praticantes de atividade física.

Banana

12- Guaraná: de cultivo predominantemente da Amazônia, o pó extraído a partir de suas sementes funciona como um estimulante ao metabolismo, porque possui boas concentrações de cafeína e antioxidantes.  

Guaraná
Guaraná




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário