Todo o organismo é influenciado quando não há um sono frequente de qualidade. As defesas do organismo caem tornando-nos mais suscetíveis a diversas doenças. Fatores relacionados ao estilo de vida, vícios e abuso de alguns medicamentos e substâncias também estão relacionados ao enfraquecimento do sistema imunológico.
Veja também: Saúde do coração: 6 alimentos que “matam” lentamente esse órgão
Se você vive gripado ou com problemas de saúde, analise se não está praticando alguns dos hábitos listados abaixo.
Hábitos que enfraquecem a sua imunidade
Exagerar no consumo de álcool
O consumo do álcool mesmo que em pequenas quantidades provoca danos a vários órgãos. Quando em excesso, evidentemente, esses danos se elevam também. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não existem “limites seguros” para a ingestão da bebida.
Seu consumo constante aumenta os riscos de cirrose, câncer, além de diminuir a imunidade por meio da danificação de células imunes inatas e adaptativas. O que faz com o que organismo fique mais sujeito a doenças infecciosas e inflamatórias.
Vale mencionar que o consumo excessivo da bebida prejudica o sistema gastrointestinal, e as células T protetoras e os neutrófilos, elementos que protegem a função intestinal.
Fazer uso do tabaco
O tabaco prejudica o organismo em diversos aspectos, enfraquecendo suas defesas para combater diversas enfermidades. O vício do cigarro desequilibra o sistema imunológico, aumentando as chances de desenvolver doenças autoimunes entre outros prejuízos, inclusive câncer de pulmão.
Ter noites de sono sem qualidade
A privação do sono provoca uma série de transtornos percebidos ao longo do dia. Dormir mal deixa o corpo sem energia, aumenta os níveis de estresse. Pessoas que frequentemente sofrem de insônia, são mais predispostas a problemas de saúde, grande parte disso acontece devido ao enfraquecimento do sistema imunológico.
Uma pesquisa realizada na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, apresentou evidências de que a qualidade do sono tem relação com a eficácia de vacinas.
Ainda, de acordo com diretor da universidade e um dos responsáveis pela pesquisa, o Doutor Nathaniel Watson, o sistema imunológico de quem possui uma boa qualidade de sono é mais forte. O recomendado é dormir entre 7 ou mais horas para atingir uma saúde melhor.
Sentir-se solitário
Uma matéria publicada no site da Revista Veja, traz dados de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, em que associou o sentimento de solidão ao enfraquecimento do sistema imunológico. De acordo com a ciência, a solidão pode deixar um indivíduo mais suscetível a problemas de artrite reumatoide, diabetes tipo 2, além de doenças como herpes e quadros de inflamação crônica.
Ter uma alimentação desregulada
Por fim, hábitos alimentares impactam bastante no fortalecimento do sistema imunológico. Alimentos com boas fontes nutricionais, livres de excessos de sódio, gordura e açúcares ajudam a melhorar o quadro geral de saúde, além de beneficiar organismo em diversos aspectos notáveis a olho nu e percebidos a longo prazo. Uma boa opção é apostar na dieta mediterrânea que é baseada em alimentos vegetais, cereais, frutas, sementes, azeites, ovos, peixes etc.