scorecardresearch ghost pixel



Você pode estar guardando seu pó de café no lugar errado: descubra agora

A luz, oxigênio, umidade e excesso de calor são fatores que retiram as propriedades do café fazendo com que a bebida perca aroma e qualidade.



O café faz parte da cultura do brasileiro, de acordo com dados do IBGE, essa bebida é consumida cinco vezes mais que a cerveja. E não tem como resistir ao bom cafezinho durante algum momento do dia.  Só que dependendo da forma de armazenamento do pó de café depois de aberto, pode ser que aconteça de perder suas propriedades, principalmente seu aroma.

Veja também: 7 alimentos cheios de agrotóxicos para você ficar alerta

Onde guardar o café para não perder seu aroma e qualidade  

A primeira coisa que deve ser levada em consideração quando se pensa em guardar o café, é evitar a compra de grandes quantidades, o ideal é comprar uma quantidade para 15 dias para manter seu frescor.



As propriedades do café podem sofrer alterações conforme o tipo de café e forma de conservação após aberta a embalagem. Para manter o café fresquinho por mais tempo depois de aberto deve-se manter distante da luz e evitar a exposição com o oxigênio.

O oxigênio é um agente que faz com que o café vá perdendo suas propriedades e qualidade, quanto mais contato o pó entrar em contato com o oxigênio menos irá durar. Por isso, é importante guardar o pó de café em embalagem hermeticamente vedada.

Outro agente que faz com que as propriedades do café se evaporem é a luminosidade. Você pode pensar, mas porque sempre vemos em cafeteria embalagens de vidros transparentes contendo café. Isso acontece porque o café é somente usado para decoração, o grão de café que é usado para os clientes deve estar em embalagens hermeticamente vedadas e sem contato com a luz.



Por que não se guarda café na geladeira

Para a melhor conservação do café o ideal é que seja evitado locais de temperaturas muito extremas, por isso, não deve ser guardado na geladeira e nem no freezer, pois são locais em que o pó pode absorver umidade e odores de demais alimentos.

Quando o grão é submetido a temperaturas do freezer, pode ocorrer que o produto mantenha resíduos congelantes que farão com que se perca suas propriedades.

Portanto, se você deseja manter a qualidade do café, guarde-o em um frasco escuro e evite a exposição com ar, umidade e calor.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário