Pensar sobre o câncer causa tremor em certas pessoas. Também pudera, é uma das doenças que mais mata no mundo. É caracterizado por um aumento e multiplicação desenfreada de determinadas células. O câncer também é chamado como neoplasia, é composto por mais de 200 tipos de doenças que podem afetar o corpo humano.
Veja também: Os 6 alimentos que vão resolver a falta de potássio no seu corpo
Suas causas, sintomas e tratamento são objetos de diversos estudos. E acredita-se que entre as principais causas de seu surgimento seja por fatores externos como exposição a substâncias químicas, radiação e alguns vírus; e fatores internos, como genética, condições imunológicas, mutações genéticas.
A ciência destaca que existem alguns comportamentos capazes de reduzir as chances de ter câncer, entre eles podemos citar: manter distância de drogas, praticar atividades físicas e ter uma alimentação balanceada rica em nutrientes vitamínicos.
Alimentos cancerígenos que você deveria evitar
Assim como a boa alimentação é capaz de diminuir os riscos de câncer, o contrário também ocorre. Alguns alimentos são verdadeiras “bombas perigosas” que precisam ser evitados. Continue acompanhando e descubra quais são os alimentos que aumentam os riscos de câncer.
1 – Refrigerantes
Apesar de frequentemente estar presente nos lares brasileiros para acompanhar o jantar ou um fast food, o refrigerante é uma bebida com grande potencial cancerígeno. Nesse tipo de bebida possui uma substância denominada 4- MI (4- metil-imidazol), classificada pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, como um agente altamente cancerígeno.
2 – Aspartame
De acordo com informações do site do INCA, o aspartame estimula a produção de radicais livres, substâncias que causam o envelhecimento celular e aumentam os riscos de câncer. Outra implicação é o fato de o aspartame afetar as defesas do corpo, deixando-as suscetíveis a diversos agentes cancerígenos.
3 – Chimarrão
Quem é do Sul sabe o quanto é bom tomar um chimarrão com erva-mate. Porém, infelizmente algumas pesquisas relacionam com alguns tipos de câncer. No entanto, os riscos estariam mais relacionados ao acompanhamento da bebida com tabagismo e ao processo industrial de secagem dessa erva-mate por meio da defumação. Vale mencionar que a bebida não é recomendada para pessoas com pressão alta e que tenham problemas de estômago e intestino.
4 – Bebidas alcoólicas
O principal agravante do álcool está no fato de que a bebida em excesso pode causar doenças inflamatórias e doenças hepáticas. Além disso, o consumo exagerado aumenta o processo inflamatório no organismo, tornando o ambiente mais propício para surgirem células doentes. A bebida também favorece a produção de radicais livres.
5 – Carnes processadas ou embutidos
Esses alimentos populares que combinam para fazer lanches rápidos, são verdadeiros perigos para organismo. Possuem produtos químicos, conservantes e outros elementos que aumentam os riscos do desenvolvimento de células cancerosas.