scorecardresearch ghost pixel



Os 6 alimentos que vão resolver a falta de potássio no seu corpo

Consumir alimentos fontes de potássio é muito importante, pois a falta de potássio pode desencadear uma série de problemas ao metabolismo.



Provavelmente você já deve ter ouvido falar que comer alimentos fontes de potássio são bons para combater a cãibra e fortalecer os músculos. Isso é verdade porque esse mineral ajuda a diminuir a tensão muscular, colaborando na diminuição, não somente, de cãibras e fortalecimento muscular, mas também na melhora de dores de cabeça.

Veja também: Vive cansado? 12 alimentos poderosos que vão recuperar sua energia e vigor

Ele é o terceiro mineral mais abundante no organismo humano, é popularmente conhecido por auxiliar no funcionamento dos músculos, porém os benefícios deste mineral são diversos. 

É importante para a saúde cardiovascular, ajudando a estabilizar a pressão arterial, além de beneficiar o metabolismo de modo geral. Isso porque o potássio influencia na eliminação do excesso de sódio presente nas células, fazendo com que seja expelido através da urina. 

Outra função importante desse mineral é ajudar na contração muscular, o que acaba beneficiando nos batimentos cardíacos, já que o coração é também um músculo. Além disso, o potássio fortalece os ossos e dentes, isso porque neutraliza a ação de alguns ácidos como os oxálicos e fitatos. 

Portanto é um mineral importante para o metabolismo, pois é um fortalecedor do sistema nervoso que pode ser encontrado em diversos alimentos. 

Alimentos que combatem a falta de potássio

1- Sementes e oleaginosas: são fontes com altas concentrações de potássio, como amêndoa, castanha do Pará, ou castanha de caju, avelãs e nozes, que além de potássio possuem boas doses de vitaminas, fibras e antioxidantes.

2- Abacate: de acordo com um estudo feito por um grupo de pesquisadores da IFSC, constatou que o abacate tem cerca de 4 vezes mais potássio que a banana. Essa fruta pode reduzir as chances de câncer e, ainda, diminuir colesterol e regular a pressão arterial, sem mencionar que é rica em vitaminas, outros minerais, fibras e proteínas.

3- Peixe do tipo Truta: é encontrado com abundância em águas correntes livres de poluição, é um tipo de peixe rico em potássio, ômega 3, além de cálcio, zinco, iodo e fósforo, ou seja, fortalece o organismo evitando o aparecimento de doenças.

4- Beterraba: além de suas famosas vitaminas A, C e do complexo B, a beterraba possui boas quantidades de potássio, por esse motivo é um vegetal importante de se colocar no prato.

5- Frutas secas: além dos compostos antioxidantes, as frutas secas como damasco, uva passa e tâmara, são bons exemplos ricos em potássio.

6- Cogumelos Shimeji: esse tipo de cogumelo possui um sabor mais acentuado, porém é bastante rápido de cozinhar, bastando apenas um pouco de manteiga ou azeite. Possui bons teores de potássio, magnésio, vitamina B3, entre outras.

O potássio é um mineral de extrema importância, quando seus estoques estão baixos, o indivíduo pode apresentar uma série de problemas como vômitos, diarreia, distúrbios da glândula adrenal ou uso de diuréticos, além de fraquezas muscular e câimbras. Em casos mais graves, pode ocorrer paralisia ou alterações dos batimentos cardíacos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário