scorecardresearch ghost pixel



5G chega ao Brasil nesta quarta; conheça a 1ª cidade a receber a tecnologia

Cidadãos precisarão adquirir um celular que carregue esse tipo de conexão. Grande maioria dos modelos atuais já oferece tal funcionalidade.



A partir da próxima quarta-feira, 6, a quinta geração de internet móvel, mais conhecida como 5G, será ativada oficialmente no Brasil. A confirmação foi dada por Moisés Moreira, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). E a primeira cidade do país a receber a tecnologia será Brasília.

Leia mais: Renovar CNH pela internet: veja como fazer isso sem sair de casa

O conselheiro também presida e coordena o Gaisipi, grupo composto pela agência de telecomunicações para ser responsável pela implementação do 5G na faixa de 3,5 GHz. “Hoje [segunda-feira] haverá uma reunião extraordinária do Gaispi, às 17h, e na pauta está a ativação do 5G em Brasília para o dia 6 agora, quarta-feira”, afirmou Moreira.

Em relação às demais capitais, ainda não há previsão de início dos trabalhos, que incluem a “limpeza” da faixa em que será disponibilizado o sinal 5G puro (standalone). Atualmente, a frequência 3,5 GHz também é utilizada para a transmissão do sinal de TV parabólica. O intuito é não causar transferência entre os sinais.

O que fazer para pegar o 5G?

Para conseguir o acesso à internet 5G, os cidadãos precisarão adquirir um celular que carregue esse tipo de serviço. A grande maioria dos modelos atuais oferece essa função. Hoje em dia, existem 67 modelos de celular com a tecnologia 5G que foram certificados e homologados pela Anatel.

Segundo as operadoras de telefonia, não será necessário que os clientes façam uma atualização do pacote de dados para acessar o 5G no celular. Será preciso apenas ter a função ativada no dispositivo para usufrui-la. Novos detalhes envolvendo a implementação da tecnologia serão divulgados em breve.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário