scorecardresearch ghost pixel



Anatel abre consulta sobre carregador universal que exclui iPhone

Mudança no padrão dos carregadores em todo o planeta é um tema que tem sido discutido recentemente. A Apple é a empresa que deve enfrentar mais problemas no setor.



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu abrir uma consulta pública sobre a possibilidade de um carregador universal para celular. O problema é que essa mudança afetaria diretamente os proprietários de iPhone.

Veja também: Descubra o que são e como saber quantos ciclos o iPhone tem

Isso acontece porque a ideia é manter os planos iniciais da União Europeia de pé. Por lá, o assunto começou a ser discutido recentemente e tem ganhado grandes proporções. O carregador universal para celulares é algo que deve entrar em vigor em algum momento no futuro próximo.

Discussão de carregador universal na Europa

A discussão que envolve a padronização do carregador de celular em apenas um modelo mexeu com o ânimo das pessoas. Afinal, qual seria o tipo de celular reconhecido para ser o padrão entre todos eles? Dispositivos da Apple contam com características bem diferentes da Samsung e Xiaomi, por exemplo.

O que não está em discussão é a facilidade que essa mudança poderia trazer. Isso porque todo mundo já passou pelo aperto de estar com o telefone quase sem bateria e não encontrar um carregador compatível com o aparelho. Ter um padrão de equipamento para qualquer celular do mundo inteiro seria uma mão na roda neste sentido.

Projeto de lei sobre o assunto foi encaminhado

Por isso, um projeto de lei na União Europeia propõe a padronização de carregadores. O projeto visa que todos os dispositivos sejam adaptados para receber carregador com entrada USB-C. Ou seja, até mesmo os iPhones precisariam ser remodelados para comportar esse tipo de adaptador.

De acordo com os parlamentares, a vantagem de padronizar o carregador de celular é diminuir a quantidade de lixo eletrônico que acaba sendo gerada no mundo inteiro. Além disso, ficaria muito mais fácil para os consumidores conseguir carregar os celulares em qualquer outro lugar. Não seria necessário que todos os celulares viessem com os carregadores, pois já haveria algum equipamento em casa.

De acordo com a União Europeia, a estimativa aponta para uma economia de 250 milhões de euros todos os anos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário