scorecardresearch ghost pixel



A queda na conta de energia é real! Entenda como isso vai acontecer

Foi sancionado o projeto de lei que visa permitir que a conta de luz do brasileiro seja diminuída por meio de descontos. Isso é algo que deve entrar em vigor ainda esse ano.



O ano de 2022 está passando rápido. E outra coisa que passa tão rápido quanto o ano é o dinheiro que recebemos todos os meses. Esse dinheiro chega e vai embora nas contas em tempo recorde, e mal temos tempo de aproveitar.

Veja também: Programa do governo dá até 100% de desconto na conta de energia

E dentre todas as contas do mês, a que mais tira o sono do brasileiro é a de luz. Afinal, todo mês surge uma nova bandeira que deixa o brasileiro coçando a cabeça. Mas se tem uma coisa que pode ser positiva a partir de agora, é uma nova medida que visa diminuir o valor que está sendo pago atualmente.

Acontece que essa semana foi sancionado o projeto de lei que visa permitir que a conta de energia do brasileiro seja diminuída, algo que deve entrar em vigor ainda esse ano.

De acordo com o texto, a ideia é devolver valores tributários que saíram do PIS/Cofins para o povo por meio de um desconto na conta de luz, ou seja, uma redução na tarifa que vai ter como base um dinheiro que iria para um setor.

E como a redução vai funcionar?

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) já deixou claro que o desconto vai girar em torno de 5%, o que pode não parecer muita coisa, mas com esses constantes aumentos que estão sendo vistos na conta de luz por causa das bandeiras, o brasileiro entende que qualquer ajuda que tiver agora é muito bem-vinda.

Sabemos que o grande inimigo da conta de luz é a estiagem, já que a maioria das nossas usinas de energia trabalham com água. Sem chuva, os níveis ficam baixos. Sendo assim, o Brasil volta a ativar usinas de queima de carvão, por exemplo, que são mais poluentes.

Esse valor de custo é sempre cobrado direto do bolso do trabalhador por meio das várias tarifas. Contudo, agora que há R$60 bilhões em orçamento para descontar das contas dos brasileiros, as coisas vão ficar um pouco menos apertadas em relação ao que foi visto antes.

E o melhor de tudo é que ninguém precisa se preocupar em se inscrever em qualquer projeto. O desconto vai acontecer de forma automática, já que se trata da devolução de tributos que você está pagando sem perceber.

Dessa forma, tudo o que resta ao brasileiro é esperar, sabendo que, mesmo com desconto, a melhor ideia ainda é seguir economizando energia, já que o corte não será tão alto quanto se espera.




Voltar ao topo

Deixe um comentário