scorecardresearch ghost pixel



A verdade sobre o chá matador do diabetes: tem mesmo poder de cura?

Os chás medicinais são bons para aliviar uma série de sintomas, mas será que podem curar o diabetes? Descubra a verdade sobre o chá matador do diabetes.



Muito se fala em tratamentos alternativos para controlar o diabetes. É possível encontrar uma série de dicas de chás e ervas medicinais que prometem diminuir os sintomas e até acabar de vez com a doença.

Veja também: Alimentos que podem ser consumidos no café da manhã de diabéticos

Há pessoas que juram que os chás de pata-de-vaca, quebra-pedra, flor de mamão, insulina e canela são eficazes para controlar a hiperglicemia, alguns afirmam que podem até mesmo curar a diabetes. Mas até que ponto isso é verdade? Será que chás medicinais tem esse poder de cura? Vamos descobrir, continue acompanhando.

Antes de responder as perguntas, é importante saber que a comercialização de chás ou drogas vegetais em pó ou extrato é permitida pelos Conselho Federal de Medicina e pelo Conselho Federal de Nutrição. 

Ambos, reconhecem como medicamentos fitoterápicos, que devem ser consumidos com a orientação de um médico ou especialista nutricional. Essas substâncias quando administradas sem cuidado podem causar danos ao organismo.

O que diz a ciência?

A Coordenadora do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes, a nutricionista Silvia Ramos explicou que no Manual Brasileiro das Plantas existem diversos estudos relacionando os efeitos em humanos das plantas medicinais. 

Contudo, não dá para confirmar a efetividade dos resultados porque são pesquisas mais simplistas, comparadas às feitas com medicamentos.

Além disso, pesquisas que envolvem o uso de alimentos e medicamentos são complicadas de avaliar os resultados, devido à complexidade de controlar cada análise.

Mas, alguns estudos apontam a eficiência do uso de chás em pessoas com hiperglicemia. Porém, para os especialistas, o resultado é insignificante. Um exemplo, é o chá de canela. Possui uma diminuição na glicemia de 8 a 12 mg/dl, sendo considerada bem pequena.

Mas afinal, existe algum chá que podemos considerar matador de diabetes?

O diabetes é uma doença que atinge mais de 16 milhões de pessoas no Brasil. De acordo com os médicos, uma pessoa com diagnóstico de diabetes será sempre um diabético. Isso significa que não há cura efetiva, pelo menos nesse momento, para o diabetes.

Logo, se não existe cura de doenças, significa que os chás não são capazes de curar o diabetes.

É importante tomar muito cuidado com as crendices populares. Pois, podem levar ao consumo sem controle de ervas e chás, que podem causar intoxicações.

Então, se o objetivo é não ter diabetes ou controlar a glicemia, faça uma dieta balanceada, reduza a quantidade de doces e farinhas.

Se você tem diabetes, mantenha sempre as consultas com seu médico em dia, e siga corretamente as instruções de seu médico. E não esqueça, se for tomar chá medicinal, tome com moderação.  




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário