A Microsoft 365 Defender comunicou à imprensa e em seu portal oficial, uma nova tentativa de golpe online. O problema afeta o sistema Android devido à sua fragilidade na segurança de dados. O que preocupou os desenvolvedores da empresa foi a capacidade do malware se infiltrar em aplicativos que são amplamente usados em celulares.
Veja também: Google faz alerta de perigo! Novo spyware invade celulares Android e iOS
Antes de realizar qualquer download, confira a credibilidade da aplicação, evitando baixar um app que possa corromper seu dispositivo. Não leia apenas os comentários, mas verifique selos de autenticação válidos, como o do Google. Os disparos estão camuflados em plataformas de edição de fotos, jogos e até sites de vendas que parecem profissionais.
Entenda como o novo malware que está preocupando a Microsoft funciona
O vírus funciona a partir do Wireless Application Protocol (APL), um dos métodos mais avançados na criação de vírus. Isso porque o malware consegue se esconder em outros aplicativos que solicitam várias permissões ao usuário. O famoso ‘’termo de condição’’ é a porta de entrada para que os hackers consigam acessar todas as suas informações.
Quem baixa os apps com esse tipo de invasor, tem o smartphone invadido e os dados são utilizados em inscrições premium de diversos serviços digitais. Além disso, os criminosos fazem o bloqueio de SMS e a pessoa sequer desconfia que está pagando por algo de forma indevida, a não ser que consulte diariamente o saldo em suas contas