scorecardresearch ghost pixel



Google faz alerta de perigo! Novo spyware invade celulares Android e iOS

Um comunicado emitido dia 23 de junho expôs a atividade de um grupo de hackers que está invadindo smartphones a partir de apps disponíveis em lojas oficiais, roubando informações pessoais.



As grandes empresas de tecnologia, responsáveis por autorizar o uso de recursos no Android e iOS estão cada vez mais vigilantes quanto aos ataques cibernéticos. O objetivo é alertar as pessoas em relação à novas fraudes, conscientizando os usuários. Dessa forma, todos ficam sabendo o quanto antes o que não devem fazer no ambiente virtual. 

Veja também: Lotou! Truques de emergência para liberar memória do celular na hora

O Hermit Spyware está disponível para smartphones e iPhones do mundo todo, com aparência insuspeita. Muitos têm baixado o app sem a menor noção do perigo das suas funcionalidades. Agindo como uma plataforma de espionagem, ao finalizar o download, o recurso começa a rastrear todas as suas atividades online, comprometendo o funcionamento do seu aparelho. 

Apesar do spyware ter afetado mais a Europa, especialistas alertam sobre esse tipo de ataque

O vírus foi criado em 2019 pelo RCS Lab, a pedido do governo italiano, que tinha interesses políticos. Contudo, parece que o sistema saiu do controle, passando a afetar empresas e anônimos. As tentativas de invasão foram identificadas pelo Grupo de Análise de Ameaças do Google, que resolveu emitir uma nota oficial em seu portal, há uma semana. 

O spyware age de forma complexa e qualquer um pode se enganar, pois, o mecanismo invade o provedor de internet, causando instabilidade. Sendo assim, a pessoa recebe um link por SMS, que se passa pela operadora. A mensagem fala sobre ‘’estabilizar a conexão’’ e basta clicar para que os criminosos passem a ter acesso ao seu dispositivo. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário